A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
Dentre as mudanças ocorridas no brasil com a chegada da família real Portuguesa em 1808, pode - se citar: - abertura dos portos as nações amigas que favoreceu a expansão da economia. - urbanização do Rio de Janeiro, o que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade.
A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. ... Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil.
Foi o ato que mais celebrizou seu governo na América portuguesa. Foi a Inglaterra a maior beneficiada pois em 1810 se assinou o tratado de comércio e navegação que fixava em 15% a taxa alfandegária sobre produtos ingleses vendidos para o Brasil.
A introdução de estabelecimentos de Ensino Superior, o Tratado de Navegação e Comércio e a transferência da capital do Império Português para o Rio de Janeiro foram as principais medidas tomadas por Dom João que encaminharam o Brasil ao processo de independência.
Além disso, novos prédios públicos foram estabelecidos. A Casa da Moeda, Banco do Brasil, a Academia Real Militar e o Jardim Botânico foram algumas das obras públicas do período joanino.
Dom João VI permitiu a instalação de manufaturas (proibidas desde o início da colonização), criou a Companhia de Correios, o primeiro banco, as primeiras instituições de Ensino Superior (a Real Academia Militar) e, em 1815, alçou o Brasil ao posto de Reino, que ocuparia até 1822, com a Independência.
Verificado por especialistas. Quando a família real chegou ao Brasil, algumas medidas foram tomadas, tais como a abertura dos portos às nações amigas de Portugal.
A primeira medida econômica tomada por Dom João VI ao chegar ao Brasil foi a abertura dos portos brasileiros, até então "fechados" pelo Pacto Colonial, para as nações amigas - que, na época, era a Inglaterra.
Uma das principais medidas tomadas por D. João foi abrir o comércio brasileiro aos países amigos de Portugal. A principal beneficiada com a medida foi à Inglaterra, que passou a ter vantagens comerciais e dominar o comércio com o Brasil.
Resposta. Resposta: 1) O PRÍNCIPE ASSINOU O TRATADO DE ABERTURA DOS PORTOS ÀS NAÇÕES AMIGAS PERMITINDO O COMÉRCIO ENTRE A AMÉRICA PORTUGUESA E OUTROS PAÍSES, O QUE BENEFICIAVA DIRETAMENTE A INGLATERRA, PRINCIPAL ALIADA DE PORTUGUAL.
Resposta. A primeira medida tomada por Dom João assim que chegou ao Brasil foi a assinatura da abertura dos portos às nações amigas.
Assim que chegou ao Brasil, dom João autorizou o funcionamento de indústrias e a abertura dos portos, ou seja, a liberdade para comerciar com outras nações. Dom João fundou escolas, criou o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, a Casa da Moeda, a Faculdade de Medicina e o Jardim Botânico.
Resposta. Esse decreto da abertura dos portos, possibilitou o livre comércio entre Brasil e as nações amigas de Portugal. Quem se beneficiou disso foi a Grã-Bretanha.
A abertura dos portos brasileiros às nações amigas foi um dos primeiros atos realizados por Dom João VI, logo após a chegada da família real portuguesa no Brasil. A principal beneficiada foi a Inglaterra, que pôde comercializar seus produtos em terras brasileiras.
Principais consequências da Abertura dos Portos às Nações Amigas: - O decreto descontinuou o Pacto Colonial, que até então só permitia o comércio entre a colônia (Brasil) e sua Metrópole (Portugal). Portanto, possibilitou o fim do monopólio colonial.
O termo "Abertura dos Portos" representa um ato realizado por Dom João VI cujo objetivo foi liberar os portos do Brasil para o comércio com nações amigas. Uma das princiapais nações consideradas "amigas" foi a Inglaterra, ocasionando assim, o fim do monopólio comercial que existia entre o Brasil Colonia e Portugal.
Resposta. O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia de declarava o fim do Pacto Colonial, que proibia os demais países a fazer negócio com o Brasil, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.
A abertura dos portos brasileiros no período colonial foi uma medida tomada a fim de movimentar positivamente o Brasil. Essa medida possibilitou que o Brasil tivesse um maior envolvimento econômico com outros países devido a grande disponibilidade de receber e enviar mercadorias.
Resposta. porque o monopólio falava q o Brasil so devia receber navios com cargas portuguesas , com a abertura o Brasil começou a receber produtos de outros paises como a Inglaterra.