EQST

O Que Caracterizou O Perodo Homrico?

O que caracterizou o perodo homrico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que caracterizou o período homérico?
  • Quais os principais acontecimentos do período pré-homérico?
  • Quais foram as transformações tidas na Grécia nos períodos pré-homérico e homérico?
  • Quais os ideais e as principais características da educação grega no período homérico?
  • Como era a educação no período homérico?
  • Quais as principais características e fontes de estudo do período homérico?
  • Quais os primeiros povos que se estabeleceram no mundo grego durante o período homérico?
  • Qual os poemas épicos gregos mais conhecidos e a quem foram atribuídos?
  • Quais foram os dois grandes poemas que marcaram o período homérico?
  • Quais são as obras literárias que marcam a existência de um período da história grega?
  • Que tipo de conhecimento passado por Homero podemos ter sobre a Grécia antiga?
  • Como é chamado por alguns historiadores o período anterior ao homérico?
  • Por que os historiadores definem um dos períodos gregos como homérico?
  • Como era concebida a alma no período homérico?
  • O que foi o período Homerico e porque recebeu esse nome?
  • O que é um Geno?
  • Qual é a importância da guerra para a Grécia do período homérico?
  • O que foi o sistema gentílico na Grécia antiga?
  • Quem eram os gentílicos?
  • Como se chamam as grandes unidades familiares na Grécia antiga?
  • Qual era a principal riqueza na Grécia antiga?
  • Qual era a atividade mais importante da Grécia antiga?
  • Qual a principal atividade econômica de Atenas na Grécia antiga?
  • Como era o comércio na Grécia antiga?
  • Como era a escrita na Grécia antiga?
  • Por que o comércio foi importante na Grécia antiga?
  • Como era a cultura grega?
  • Quais são os elementos da cultura grega?
  • Como surgiu a cultura grega?
  • O que foi a cultura grega clássica?
  • O que caracterizou o período homérico?

    O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.

    Quais os principais acontecimentos do período pré-homérico?

    Características do Período Pré-homérico: Resumo O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

    Quais foram as transformações tidas na Grécia nos períodos pré-homérico e homérico?

    No Período Homérico começam as transformações sociais e estruturais na Grécia. As alterações criam novas e radicais diferenças na estrutura grega que colocou fim à cultura micênica e iniciou a gentílica.

    Quais os ideais e as principais características da educação grega no período homérico?

    Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

    Como era a educação no período homérico?

    A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado.

    Quais as principais características e fontes de estudo do período homérico?

    As duas principais fontes poéticas de estudo sobre o Período Homérico são a Ilíada e a Odisseia, dois poemas épicos em muitas partes que eram frequentemente recitados em partes, de memória, nas cerimônias religiosas e culturas gregas.

    Quais os primeiros povos que se estabeleceram no mundo grego durante o período homérico?

    Podemos afirmar que os primeiros povos a se estabelecerem no mundo grego durante o período homérico foram os denominados aqueus ou eólios, jônios e dórios. Como um bom exemplo dos Jônios, podemos afirmar que se estabeleceram na Ática eno Peloponeso durante muitos anos.

    Qual os poemas épicos gregos mais conhecidos e a quem foram atribuídos?

    Homero foi um poeta da Grécia Antiga que nasceu e viveu no século VIII a.C. É autor de duas das principais obras da antiguidade: os poemas épicos Ilíada e Odisséia. Embora não se saiba muito sobre a vida de Homero, uma certeza é que suas obras são fontes fundamentais para o estudo da história da Grécia Antiga.

    Quais foram os dois grandes poemas que marcaram o período homérico?

    As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia (Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.

    Quais são as obras literárias que marcam a existência de um período da história grega?

    Quase todos os gêneros literários atingiram seu ponto máximo no período clássico, com as tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, a comédia de Aristófanes e a lírica coral de Píndaro.

    Que tipo de conhecimento passado por Homero podemos ter sobre a Grécia antiga?

    O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral. Tudo que se conhecia do passado era transmitido oralmente.

    Como é chamado por alguns historiadores o período anterior ao homérico?

    Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

    Por que os historiadores definem um dos períodos gregos como homérico?

    Resposta. Porque as principais fontes de informação sobre o período foram conseguidas através dos escritos de Homérico, expostos nos livros Ilíadas e Odisseia.

    Como era concebida a alma no período homérico?

    No que diz respeito à alma, era concebida como a Psyché, aquilo que animava o corpo e o abandonava na hora da morte [1]. ... Aqui, Homero nos traz grande contribuição, pois na Ilíada, a morte é evidenciada em toda a obra; e na Odisséia, há uma passagem importantíssima especificamente sobre o Hades [2].

    O que foi o período Homerico e porque recebeu esse nome?

    O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.

    O que é um Geno?

    Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

    Qual é a importância da guerra para a Grécia do período homérico?

    Essa guerra é a Guerra de Troia. ... A guerra teve início, segundo o poema homérico, depois que o troiano Paris raptou a esposa, Helena, do rei de Esparta, Menelau, levando-a para Troia. As narrativas sobre a Guerra de Troia foram de importância capital para a formação cultural do período clássico da Grécia Antiga.

    O que foi o sistema gentílico na Grécia antiga?

    O genos constituía a primitiva unidade econômica, social política e religiosa dos gregos. Todo o grupo vivia sob a autoridade do pater (patriarca) que, ao morrer, era sucedido pelo primogênito, e assim sucessivamente.

    Quem eram os gentílicos?

    As comunidades gentílicas consistiam em um unidade primitiva social econômica e religiosa dos gregos. ... Os trabalhos neste tipo de sociedade eram coletivos, e ali se preservava a igualdade social , não havendo diferenças econômicas, apenas tradicionais.

    Como se chamam as grandes unidades familiares na Grécia antiga?

    Olá! Dentre os componentes da Grécia Antiga, principalmente em termos de configuração organizacional territorial e social, estão os GENOS. Os Genos eram liderados por um patriarca, responsável pela administração das funções máximas do recorte dominado, sendo líder religioso, político e militar.

    Qual era a principal riqueza na Grécia antiga?

    Gado e porcos jaziam em cima, meio apodrecidos. Avenidas rasgadas no solo, inúmeras crateras nas estradas e nos campos.

    Qual era a atividade mais importante da Grécia antiga?

    Agricultura. Essa foi a base da economia na Grécia Antiga. Apesar de o território ter muitas montanhas, os gregos aproveitaram para explorar os vales férteis, cultivando principalmente uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais.

    Qual a principal atividade econômica de Atenas na Grécia antiga?

    A agricultura, de subsistência, era o centro da economia grega, assente na produção de cereais, azeitonas e uvas, encaminhadas para o comércio interno. A produção especializada de Atenas ou de Mileto, o centro produtor de lã, eram casos isolados no panorama desta economia agrícola.

    Como era o comércio na Grécia antiga?

    Os gregos mantiveram contatos comerciais, via mar, com o Egito, colônias gregas na Ásia Menor, Sicília e cidades ao longo do litoral do Mar Negro. Os principais produtos importados pelos gregos eram: linho, trigo, resina, papiro (principalmente do Egito), especiarias e madeira.

    Como era a escrita na Grécia antiga?

    O grego antigo já foi escrito por meio de dois silabários, a escrita linear B e o silabário cipriota, mas desde o final da Idade das Trevas os gregos utilizam somente uma escrita do tipo alfabético.

    Por que o comércio foi importante na Grécia antiga?

    O comércio era a principal atividade econômica grega pois a maior parte do território da Grécia era inadequado tanto para a prática da agricultura quanto da pecuária em larga escala, de modo que, para desenvolver as suas sociedades, os gregos dependiam do comércio.

    Como era a cultura grega?

    A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. ... O teatro era muito apreciado na Grécia Antiga.

    Quais são os elementos da cultura grega?

    O modelo racional de pensamento, a filosofia política, a escrita alfabética e as formas de arte gregas foram os principais elementos gregos na formação da cultura ocidental.

    Como surgiu a cultura grega?

    O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

    O que foi a cultura grega clássica?

    Grécia Clássica foi um período de cerca de 200 anos (séculos V e IV antes de Cristo) na cultura grega. ... Grande parte da política moderna, pensamento artístico (arquitetura, escultura), pensamento científico, teatro, literatura e filosofia deriva deste período da história grega.