Durante a quaresma, a igreja propõe que os fiéis façam uma reflexão sobre a vida e se arrependam dos pecados. Ela estimula boas ações para que todos possam se sentir mais próximos de Jesus Cristo. A quaresma sempre tem início na Quarta-feira de Cinzas e chega ao fim na Quinta-feira Santa.
Evite o consumo de carne na quaresma e busque alívio para o estresse. Guarde momentos para reflexão, deixe que o amor de Cristo traga paz a sua vida. Lute contra seus vícios, vença seus demônios espirituais e receba o axé dos Orixás da Umbanda. Compartilhe uma feliz quaresma e reze conosco durante a quaresma.
O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. ... Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.
O Tempo da Quaresma tem seis domingos, que são chamados de I, II, III, IV, V e Domingo de Ramos da Paixão (VI). Esses domingos têm sempre precedência, mesmo sobre as festas do Senhor e sobre qualquer solenidade.
O jejum na Quaresma, por ser um tempo especial, a Igreja católica nos convida a praticá-lo para que possamos nos preparar para viver a vitória sobre a morte: a ressureição de Jesus Cristo. Para mim, o jejum é como um remédio eficaz para a alma”, conta.
9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos. 10°- Não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.
Padre Resende conta que há dois períodos do ano em que essas práticas são realizadas: na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. "Alguns ficam a pão e água, outros só verduras, ou comem um pouco de arroz e ovo". ... "Os mais fervorosos fazem o jejum em todas as sextas-feiras da Quaresma".
Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa. "Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.
O Código de Direito Canônico não especifica a carne como “carne de boi” ou libera peixes e outros animais, porém deixa claro que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, portanto, é válido evitar carne vermelha e consumir o frango.
Originalmente, durante o Sábado de Aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como a abstinência no consumo de carne vermelha, que deveria ser substituída por peixes.