É uma das seis províncias que compõe a Região Metropolitana de Santiago. É composta por 32 das 35 comunas que formam a Grande Santiago. A superfície da província é de 2.
O Chile é um país localizado na costa oeste da América do Sul que limita fronteira a leste, com a Argentina; a nordeste, com a Bolívia; e ao extremo norte, com o Peru. ... Etnicamente, o povo chileno tem sua origem a partir da mistura entre ameríndios e espanhóis, representando 95% da população do país.
Dicionário de Gentílicos e Topónimos
América do Sul
Encontramos o clima mediterrânico no centro de Chile. O clima de tundra alpina no leste e sudeste, o clima oceânico no sul e o clima húmido e subtropical na ilha de Páscoa. O clima de Chile é fortemente influenciado pelas frias correntes oceânicas de Humboldt, pela presença da cadeia dos Andes e pelo Oceano Pacífico.
Graças à diversidade de climas, o Chile apresenta também grande diversidade de plantas. Na região norte a vegetação é escassa e se destacam arbustos e grande variedade de cactos. ... Na porção antártica do território chileno só são encontrados musgos e liquens.
Chilenos — povo do Chile.
Para fins de governo e administração interior do Estado, o território chileno se divide em regiões e as regiões em províncias. Para fins de administração local, as províncias se dividem em comunas. ... O Chile está dividido em 16 regiões, 57 províncias e 346 comunas.
O Chile está localizado no extremo oeste da América do Sul, seu litoral é banhado pelo Oceano Pacífico. O território chileno possui uma particularidade quanto ao seu formato, uma vez que no sentido norte-sul a extensão é de 4,3 mil quilômetros, enquanto que no sentido leste-oeste chega ao máximo 200 quilômetros.
América do Sul
Estado unitário
A cultura do Chile reflete relativamente homogeneidade da população chilena assim como o isolamento geográfico do país em relação aos demais países da América do Sul. Desde o período colonial, a cultura chilena tem sido uma combinação de elementos coloniais espanhóis e elementos indígenas (majoritariamente Mapuches).
A colonização do Chile foi um processo longo e sangrento, marcado pela forte resistência indígena, principalmente na região denominada pelos espanhóis de Araucanía. Nesta região residia a numerosa etnia mapuche, que impôs uma feroz oposição ao domínio europeu.
Chile
Fernão de Magalhães
12 de fevereiro de 1818
Semelhante ao que ocorreu em outras colônias da Espanha na América, o processo de independência do Chile foi marcado por inúmeros conflitos entre os espanhóis de nascimento (chapetones), que defendiam a submissão à Espanha, e os criollos, elite local que desejava a liberdade.
Quando a ditadura acabou, em 1990, o Chile continuou desfrutando de uma rica prosperidade econômica comparado ao restante da América Latina....