Confira três passos para isso:
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.
PLANO DE CONTAS. O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos (BENS E DIREITOS). O PASSIVO representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos (OBRIGAÇÕES).
Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.
O ar condicionado deve ser classificado como:
A taxa de depreciação é de 10% a.a.. Salvo na condição de depreciação acelerada - com o equipamento sendo usado em hospitais, clínicas ou empresas com funcionamento de 24 horas (3 turnos).
O método mais usado para calcular a depreciação de equipamentos é o linear. Esse método apresenta uma fórmula simples: Da = (VN-VR) ÷ N.
Veja abaixo como ficaria o cálculo:
Segundo a Receita Federal, a vida útil de eletroeletrônicos de telefonia sem fio é de 5 anos, com depreciação de 10% ao ano. Na prática, a desvalorização é mais acentuada, chegando a 40% do valor novo após um ano de uso.
A fórmula para depreciação linear é: Vidaútil = Vida útil do bem, em horas, meses ou anos. Para cálculo da depreciação de animais, parece claro que não se deveria usar um método que considerasse a mesma depreciação ao longo da vida útil deste animal.
O montante total depreciável é multiplicado por uma proporção de anos úteis dividida pela soma de todos os anos úteis. No caso de uma TV LCD com vida útil de cinco anos, essa proporção no primeiro ano seria de 5/15 (5 anos úteis / 5 + 4 + 3 + 2 + 1).