O esquema representa um esboço das ideias principais abordadas em um texto, permitindo com que o leitor apreenda de modo efetivo a mensagem nele contida. ... Estamos nos referindo, de modo específico, ao esquema, o qual permitirá que você, leitor/pesquisador compreenda as ideias principais abordadas em um texto.
4 passos para fazer um bom resumo
Um esquema é a apresentação visual (isto é, por meio de elementos gráficos) de ideias, conceitos, fatores ou etapas de um processo. Este tipo de recurso é muito utilizado nas tarefas acadêmicas, podendo ser empregado para: - sintetizar os pontos principais de um texto; ... - esboçar o esqueleto de um texto a ser redigido.
O esquema é a síntese de algo mais complexo e elaborado. Em outras palavras, é uma versão reduzida e simplificada de uma totalidade. ... Não existe a maneira certa de fazer um esquema, pois o mesmo pode ser apresentado em forma de desenhos, de traços, em poucas palavras ou através de uma combinação de palavras e traços.
Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.
O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico. ... tais modalidades nos remetem a um contexto voltado para o universo acadêmico, as quais resultam de um trabalho acurado de pesquisa, de métodos de observação, estudo de caso, enfim, dados comparativos.