O termo parentalidade designa a expressão que se refere aos papéis e funções parentais, ou seja, dos pais na vida dos filhos. ... Este termo ultrapassa o fator biológico e se conecta às experiências infantis que já foram vividas pelos pais e que envolvem suas questões conscientes e inconscientes.
1. Qualidade ou condição de pai. 2. Vínculo de parentesco entre o pai e o filho ou os filhos.
A conjugalidade pode ser dissolvida pela decisão dos adultos em encerrar esse vínculo, ao passo que a parentali- dade é indissolúvel, tendo em vista que os laços entre pais, filhos e irmãos devem continuar independentemente da configuração familiar (Ziviani et al., 2012).
Conjugalidade refere-se à díade conjugal e constitui um espaço de apoio ao desenvolvimento familiar. É com a formação do casal que tudo tem início.
Compreende o processo através do qual se promove o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança até atingir a idade adulta.
Família Conjugal é a que implica “a comunhão de corpos e interesses, personalíssimos e pessoais, eventualmente patrimoniais, criando sociedade conjugal e vínculo jurídico matrimonial e, conseqüentemente, submetendo os cônjuges a um complexo de direitos e deveres legais e convencionais .
O casal parental Divorciam-se os cônjuges e também se separam os companheiros. Mas, tendo filhos em comum, os pais continuam ligados por esse indissolúvel elo familiar. É o que se chama de casal parental, “para além do divórcio”, instituindo uma nova família jurídica, fundada e verticalizada nos seus descendentes.
A família anaparental é a família sem pai e sem mãe. Pais morreram e os filhos têm por tutores os avós. Estes novos arranjos são as denominadas famílias sócio-afetivas, que se fundam no afeto, dedicação, carinho e ajuda mútua, transformando estas convivências em verdadeiras entidades familiares.
A paternidade divina, atribuída à Primeira Pessoa da Trindade, traz consigo a implicação do real relacionamento entre criatura e Criador para a verificação da sua manifestação plena. ... Deus é Pai de Jesus, da criação, de Israel e de todos aqueles que são envolvidos num profundo e real relacionamento com o Pai de todos.
Chama-se paternidade espiritual a relação entre dois cristãos na qual existe um compartilhamento do evangelho e de vida, de maneira que Deus se utiliza de um para direcionar o outro. ... O pai compartilha algo de divino com o filho. Mas o caso mais claro de paternidade espiritual é o que envolve os profetas Elias e Eliseu.
1. Aquele que tem um ou mais filhos. 2. Homem que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ele mas com quem estabelece laços paternais e a quem pode estar ligado por vínculos jurídicos (ex.: os meninos foram sempre muito amigos do pai, que os adoptou quando se casou com a mãe deles).
Por incrível que pareça Deus te chamou para gerar uma linhagem espiritual. Deus nos chamou para que tornemos pais e mães espirituais, para que se produza cada vez, com mais eficácia, filhos que gerem filhos para Deus. Essa é a nossa herança, um dia você vai estar diante de Cristo e isso que você vai apresentar a Ele.
Queridos, assim como há mães biológicas e adotivas, também existem as mães espirituais. Elas são as mulheres sábias, bondosas, cuidadosas, atentas, acolhedoras, consoladoras, benevolentes, cheias de vida e de amor que estão na vida da igreja e consagram a própria vida para servir e cuidar dos irmãos da igreja.
Quando você se torna uma yalorixá ou babalorixá você passa a ser responsável pelos orixás e também pela vida dos seus filhos, pois a cada problema ou dúvida é na casa de santo que um filho procura resposta. ...
Como ser adoptado oficialmente como filho espiritual do Padre Pio
Você já é uma ótima mãe, mas, se está procurando formas para ser ainda melhor, esta lista pode ajudar
Como ser uma mãe mais paciente:
May 14 Como ser uma boa mãe? 12 dicas não tão óbvias
10 sinais de que você está sendo uma boa mãe
O mais importante é você se amar e aprender a viver sozinha, ter uma autoconfiança positiva. Não pense que porque você é separada e tem filhos que ninguém mais vai te querer, porque vai sim. Você precisa estar curada das suas feridas emocionais e estar aberta para amar novamente.
Ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver. Significa ter uma razão de ser para o resto da vida; querer aproveitar e viver ao máximo cada momento.
Ser mãe ou pai é já difícil, mas estar sozinha, sem um parceiro ou um apoio para difíceis pode ser ainda mais complicado. ... Ser mãe solteira é uma realidade. Não ter um parceiro/a ao lado não precisa ser motivo para que uma pessoa desista de ser mãe ou pai. A adoção é uma forma comum de ser mãe ou pai solteiro.
Ser mãe é ver mudar o eixo do seu mundo. É ter um ou mais corações batendo fora do peito. É mais do que amar profundamente. É saber amar alguém mais do que a si própria.
Tem mãe que adota, tem a mãe que cria, mas uma coisa é fato: depois que uma mulher se torna mãe, ela nunca mais será a mesma. Mãe é a primeira a dar condições para seus filhos viverem bem. ... Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!