Em adultos e crianças, altos níveis de bilirrubina total ou indireta podem indicar: Anemia hemolítica. Cirrose. Síndrome de Gilbert ou doença de Gilbert.
A glicose na urina aparece se a quantidade de glicose no sangue excede a capacidade de reabsorção renal pelos transportadores de glicose e sódio, os SGLT2 (do inglês – sodium/glucose cotransporter 2). Na figura 2, temos o “escape” de glicose na urina por saturação da capacidade da sua reabsorção pelos transportadores.
Numa situação normal, a glicose é quase toda reabsorvida pelos rins. Assim sendo, a quantidade de glicose que não é reabsorvida pelo rim é normalmente inferior a 0,1%. Por dia, um adulto saudável elimina cerca de 65mg de glicose pela urina.
A glicosúria aparece em pessoas com problemas renais (glicosúria renal) ou excesso de açúcar (indicando diabetes). Em situações normais, o organismo elimina a glicose pela urina quando a concentração no sangue é elevada.
O médico faz o diagnóstico quando um exame de sangue de rotina detecta glicose na urina, apesar dos níveis de glicose no sangue estarem normais. Não necessita de tratamento.
A forma mais comum de identificar o açúçar na urina é introduzir a extremidade de uma tira especial de plástico na amostra de urina. A tira muda de cor conforme o nível de açúcar na urina. A confirmação do diagnóstico do diabetes só pode ser obtida através da determinação quantitativa da glicose no sangue.
Outra novidade para os diabéticos tipo 2 é o Forxiga (dapagliflozina) — remédio que atua no rim e estimula a perda de açúcar e sódio pela urina e, consequentemente, reduz o peso e a pressão arterial.
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.
7 alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
Sempre que a glicose ultrapassa o valor de 180mg/dL no sangue ocorre perda de açúcar para a urina o que pode causar sabor adocicado. Convém procurar um endocrinologista especialista para uma avaliação.
Muita vontade de urinar Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.
Cetonúria em pacientes hígidos geralmente não tem qualquer significado clínico, uma vez que uma série de condições não necessariamente patológicas como jejum prolongado, dieta hiperlipídica, gestação, lactação, uso de Ácido acetilsalicílico, Ácido Ascórbico ou Ácido Valpróico podem ser causa de seu aparecimento.
A cetonúria caracteriza-se, clinicamente, pelo surgimento de corpos cetónicos na urina, sendo um sinal de descompensação das diabetes. Os corpos cetónicos são a acetona, o ácido aceto-acético e o ácido -hidroxibutírico.