6 de abril
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior. Com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior.
A principal diferença entre Sisu, Prouni e FIES é que o primeiro é apenas um processo seletivo para instituições públicas de ensino superior; o segundo é um programa que concede bolsas de estudos, e o terceiro é um empréstimo estudantil.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil e funciona como um vestibular na maioria das universidades e institutos federais. As notas obtidas no Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga gratuita pelo SiSU, uma bolsa de estudo pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.
É importante ressaltar que o Prouni oferece bolsas gratuitas, enquanto o Fies é um financiamento com juros baixos e até zero, a depender da renda do estudante. Então, a escolha é pessoal. Você deve levar em consideração as regras de cada programa e seus objetivos pessoais.
Como funciona o Prouni 2021 Para conseguir se inscrever, o estudante precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2020 e, de acordo com alguns critérios, o aluno pode ganhar bolsas de estudos de 100% ou de 50% em faculdades ou universidades particulares de todo país.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. É vedado ao estudante usar a bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles.
Pode ser que você queira “se livrar” do financiamento e tentar uma vaga em uma universidade pública. Ou seja, sua ideia não é usar o FIES e o Sisu juntos, mas sim sair do FIES e entrar no Sisu. Caso tenha feito o Enem do ano anterior e tirado nota maior do que zero na redação, poderá participar do Sisu.
Sim. Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. No caso do Sisu 2021, é necessário ter feito o Enem 2020.
Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
4. Quem recebe bolsa integral pelo Prouni. Se o estudante já recebe uma bolsa integral pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) não tem direito a solicitar o Fies para fazer outro curso. No entanto, aqueles que recebem bolsa parcial pelo Prouni, podem pedir o benefício para financiar o restante das parcelas.