Um array pode ser criado com o construtor de linguagem array(). Ele leva qualquer quantidade de pares separados por vírgula chave => valor como argumentos. A vírgula após o último elemento do array é opcional e pode ser omitida.
O modo mais simples de acessar os dados de um array no PHP é através da chave da posição. Todo item guardado em um array no PHP possui uma chave, mesmo que essa chave não seja declarada, como nos exemplos do tópico anterior. Quando não declaradas as chaves iniciam em 0 e vão sendo incrementadas.
Para criarmos uma matriz no PHP, utilizamos o comando “array”. Podemos nos referir a um elemento da matriz, através do seu número no índice.
Para converter um objeto em uma array o processo é bem simples também: $array = (array) $objeto; Também é possível formatar outros tipos, como string, integer ou float: $numero = (float) $numero; $boolean = (boolean) $boolean; $string = (string) $string; ....
Tecnicamente, um array é um conjunto de locais na memória RAM que são relacionados entre si por possu[irem todos o mesmo nome e mesmo tipo de dados. ... Fazemos referência a uma posição em particular no array especificando seu nome e o número da posição que contém o dado que queremos manipular.
Da mesma maneira que podemos inicializar uma variável junto com sua declaração, podemos usar as chaves ({}) para inicializar um array.