A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio. A fermentação não apresenta uma cadeia de transporte de elétrons, como ocorre na respiração celular. O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio.
Processos tradicionais de desidratação São eles: defumação, salgamento e isolamento. A defumação é, comumente, utilizada na conservação de peixes, carnes e linguiças. Nesse processo seca-se o alimento usando fumaça. ... Essa técnica consiste em manter os alimentos na embalagem a vácuo, de onde se retira o ar.
Na pré-história, as técnicas de conservação de alimentos que predominaram foram o cozimento através do fogo, secagem natural pela ação solar – pois notou-se que a carne seca na parte externa conservava a parte interna – e a fermentação, descoberta durante o processo de fabricação do queijo.
Conservação pelo calor
Uso da Salmoura: Esse processo serve para guardar o milho na espiga. Fazer um camada de 30 cm de altura de espigas de milho e aplique sobre ela um pouco de salmoura. Os agricultores que fizeram essa experiência afirmam que a salmoura diminui o ataque das pragas e ainda melhora o aproveitamento da palha pelos animais.