Significado de Leitura substantivo feminino Ação de ler; ato de decifrar o conteúdo escrito de algo. Ação de compreender um texto escrito: sua leitura foi perfeita.
Paulo Freire diz que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ou seja, antes de uma pessoa ser alfabetizada e aprender a decodificar, se gundo esse preceito, ela já saberia ler implicitamente, mas não as palavras grafadas num livro, por exemplo, mas, a grosso modo, essa pessoa sabe ler a vida.
A leitura para Freire (2003) consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. ... A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Viu como a leitura na educação infantil é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos? Por si só, esse hábito aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorar suas habilidades comunicativas.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa. Hoje a dimensão da leitura infantil é muito mais ampla e importante, proporcionando um desenvolvimento social e emocional.
Benefícios da leitura para as crianças O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.
Porque ao ler e escrever, as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias, estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo que é por escrito, conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da escrita.
Por isso, incentivar a leitura de forma lúdica é importante tanto na escola como em casa....8 formas lúdicas de incentivar a leitura
Para favorecer o desenvolvimento dos pequenos, vale a pena ensinar a usar as letras em situações reais de leitura e escrita, propiciar momentos de reflexão sobre elas, conversar sobre suas denominações e promover a relação com palavras e partes de palavras conhecidas, como os nomes de amigos e parentes ou os títulos de ...
Dessa forma, o professor pode ajudar a estimular a escrita espontânea de algumas formas: Encorajando os alunos a compartilharem seus textos com os colegas. Incentivando debates e indagando as crianças sobre o que elas escreveram.
Dicas para incorporar a escrita no cotidiano das crianças Anote as ideias que elas fazem sobre a leitura antes de iniciá-la. Isso serve como um registro. Você também pode pedir para elas irem até a cozinha fazer um cardápio ou anotar uma receita; elaborar um convite ou ainda registrar seus nomes nos pertences pessoais.
A apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil designa o processo educativo por meio do qual as crianças vão expandindo seus conhecimentos e suas experiências relacionadas à cultura escrita.
Cultura escrita é o lugar – simbólico e material – que o escrito ocupa em/para determinado grupo social, comunidade ou sociedade. ... A definição esboçada também nos leva a diferenciar cultura escrita de letramento.
Considerando que nosso sistema de escrita é alfabético, a escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio.
A escrita consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.
O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere.
A história da escrita está intimamente ligada à própria história da humanidade, tendo surgido nesse contexto diversas formas de grafar a fala. A história da escrita começou com a forma de grafar denominada de cuneiforme, surgida na Mesopotâmia por volta de 3000 anos a.C..
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.