EQST

O Que Indeclinabilidade?

O que Indeclinabilidade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é Indeclinabilidade?

Princípio da Indeclinabilidade - Nenhum juiz pode delegar a sua função jurisdicional a outro órgão, pois estaria por via indireta, violando a garantia do juiz natural. Desta forma, o juiz não poderá deixar de apreciar nenhum fato que lhe é apresentado, em virtude do exercício da função jurisdicional.

São características da jurisdição civil?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade. Substitutividade: o juiz, ao decidir, substitui a vontade dos conflitantes pela dele (Chiovenda). Não é exclusividade da jurisdição.

O que é a Substitutividade?

Substitutividade: nada mais é do que a substituição da vontade das partes pela vontade do Estado, representado pelo figura do juiz. Imperatividade: decisão do Estado, que visa pacificar o conflito impondo resultado aplicável a situação jurídica existente, sendo que tal decisão independe da concordância das partes.

Qual a importância do monopólio jurisdicional?

Na prática, obriga-se a garantir, aos súditos, a tutela dos direitos dos cidadãos, já que, ao proibí-los de escolher a forma mais adequada para pacificar seus problemas, diante da resistência de um direito, que, subjetivamente, possuem, torna-se, então, o Estado-juiz, único possuidor do monopólio da jurisdição.

O que é monopólio da jurisdição?

Jurisdição e Competência em processo penal. A jurisdição penal é monopólio do estado pois só a ele compete a função de aplicar o direito penal, aos fatos violadores de direitos. ... O que se deve ter em mente é que a jurisdição é o poder do estado apenas do estado aplicar a lei penal.

O que é monopólio do Estado?

Monopólio estatal consiste na atividade produtiva de fornecimento de produtos ou serviços, ou na exploração e gerenciamento de recursos, entre outros, onde somente um órgão ou empresa estatal possa atuar naquela determinada área sem a presença de concorrentes. ... No Brasil, a Constituição resguarda os monopólios estatais.

Porque o Estado monopoliza o controle jurisdicional?

Kildare Gonçalves Carvalho[10] diz que a garantia constitucional do acesso à justiça “é a inafastabilidade ao acesso ao Judiciário, traduzida no monopólio da jurisdição, ou seja, havendo ameaça ou lesão de direito, não pode a lei impedir o acesso ao Poder Judiciário.”

O que é a inafastabilidade do controle jurisdicional?

Princípio segundo o qual a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito, garantindo o livre acesso ao Judiciário, tendo a parte direito a ver apreciadas pelo juízo competente as suas razões e a ver fundamentadas as decisões que lhes negam conhecimento.