O que mais intriga no ruibarbo é que ele é consumido aqui como fruta, e não como vegetal. A maioria das receitas de ruibarbo é de sobremesa. Antes de achar uma receita, resolvi provar o ruibarbo e descobri que ele tem um gosto horrível quando cru - ele mais parece, na verdade, um aipo azedo e estragado.
O chá de Ruibarbo ajuda em problemas digestivos, prisão de ventre, saúde dos olhos, prevenir doenças cardiovasculares, diminuir inflamações, é uma fonte de vitamina A, K, complexo B e C.
Por ter sido muito explorada, hoje é uma árvore rara. O chá de Quina é amplamente usado como diurético, no combate a dor e à inflamação. Também pode ser usado no tratamento da malária. Sua casca é amarga e tônica, e usada em outros países contra febre intermitente, malária, paludismo, feridas e inflamações.
Aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento de artrite e reumatismo, devido às propriedades anti-inflamatórias da planta; Estimula a produção e liberação de urina; Auxilia no combate a infecções; Ajuda na recuperação muscular, podendo ser utilizada em bebidas energéticas naturais.
A cáscara sagrada é uma planta medicinal muito utilizada para tratar a prisão de ventre, devido ao seu efeito laxante que promove a evacuação das fezes. O seu nome científico é Rhamnus purshiana D.C e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Ingerir 2 (duas) cápsulas no meio da tarde ou antes de dormir. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidas. A cáscara sagrada não deve ser usada por períodos maiores do que 1 a 2 semanas sem orientação médica.
Chá da cáscara sagrada
Ingerir duas cápsulas, via oral, uma vez ao dia, no meio da tarde ou antes de dormir, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mais de uma semana. A dose diária não deve ultrapassar duas cápsulas ao dia. Utilizar apenas a via oral.
O uso mais comum da planta está relacionado ao tratamento de constipação intestinal ou prisao de ventre. Suas propriedades são responsáveis por causar uma leve irritação no colo intestinal, ação que aumenta o movimento peristáltico, agindo como um laxante natural e facilitando a evacuação.
Sene cápsulas funciona como um laxante e purgativo natural. Sua ação estimula as contrações no intestino grosso, conhecidas como movimentos peristálticos, que facilitam a evacuação. O fitoterápico Sene é indicado para o tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, gases e hemorroidas.
Posologia do Sene Herbarium Ingerir duas cápsulas, via oral, à noite, ao deitar-se, ou a critério médico. A dose diária não deve ultrapassar a três cápsulas ao dia.
Nele, a dona do canal, Maria da Paz, ensina a preparar um chá de sene para emagrecimento com diversos ingredientes, prometendo eliminar até 20 kg rapidamente. Os comentários de quem testou a receita são hilários e viralizaram na internet.
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre.
Tomar muito Chá de Sene pode provocar cólicas intestinais, diarreia, vômitos, má absorção de nutrientes pelo intestino, além de hipocalcemia e hipocalemia pela perda de potássio e cálcio respectivamente por meio das fezes. Também pode causar severa desidratação por causa da perda de água por meio da evacuação.
O sene possui propriedades laxativas, purgativas, antiácidas, depurativa e vermífuga, assim, pode ser utilizado no tratamento da prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto e doenças de pele e dos olhos.
Abafe com uma tampa, espere mais 5 minutos, coe e beba. Se preferir, é só adoçar a gosto. Lembre-se que suas ações laxantes demoram de 6 a 12 horas para fazer efeito, por isso prefira consumir o chá a noite. Não tome por muitos dias seguidos, pode ser perigoso para seu intestino.
Como o sene funciona no intestino? O chá de sene tem um forte efeito laxante porque a planta é muito rica em senosídeos do tipo A e B, substâncias que têm a capacidade de estimular o plexo mioentérico, que é responsável por aumentar a contração do intestino, empurrando as fezes para fora.
Para reduzir o efeito irritante do sene você pode associá-la com outras ervas calmantes que irão diminuir esse afeito, tais como chás de ervas como a camomila ou erva-doce.
Modo de preparo Adicionar as folhas secas de sene em uma xícara com a água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber em seguida. Outra boa opção é preparar uma solução com 2 mL de extrato fluido de sene ou 8 mL do xarope de sene em 250 mL de água e beber.