Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos do primeiro triângulo estão em correspondência com os lados e ângulos do segundo triângulo de tal forma que os lados em correspondência têm a mesma medida, assim como os ângulos.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Ou seja, o triângulo escaleno é aquele formado por três lados e três ângulos diferentes entre si. ... O perímetro de um triângulo escaleno é encontrado somando todos os lados e o valor da soma dos seus ângulos internos, como todos os triângulos, é igual a 180º.
Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura. Escolha um dos lados do triângulo e use como base, e a altura será relativa à essa base escolhida.
Um triângulo que possui dois lados com medidas iguais recebe o nome de triângulo isósceles. O lado restante, que não foi observado ou que é diferente, é comumente chamado de base. De posse dessas informações, observemos o triângulo abaixo, cujos lados AC e BC têm a mesma medida. AC = BC = 5,2 e a base é o lado AB.
A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2. O triângulo é um polígono com três lados, este lados são formados por segmentos de retas unidos em três pontos que chamamos de vértices.