A fim de consolidar o domínio português no litoral, a 7 de Janeiro de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado como primeiro governador-geral do Brasil, recebendo Regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, na capitania real da Bahia. Manteve-se no cargo até 1553, sucedido por Duarte da Costa.
Resposta. Resposta: Outra importante missão era controlar os indígenas, combatendo-os ou fazendo alianças com eles, quando possível. O segundo governador-geral, Duarte da Costa, ampliou a presença dos padres jesuítas no Brasil.
Resposta. França Antártica. Invasão dos franceses no Rio de Janeiro. Franceses se uniram ao Tupinambás e os portugueses à Confederação dos Tamoios (dependendo do livro/autor, uniram-se aos Tupiniquins) e lutaram.
A relação é que o fracasso das Capitanias Hereditárias levou ao Governo-Geral. O governo português havia dividido o seu território na América em 15 lotes de terra e doados a nobres portugueses para que eles investissem dinheiro nas terras e as protegessem.
Buscando uma nova estratégia, instituiu, em 1548, por meio de um regimento, o governo-geral, que significava uma ampla ação: dava “favor e ajuda”, tão solicitados, aos donatários, e centralizava o poder, organizando administrativamente a América portuguesa.