Ritmo escapulo-torácico: tem a função de ajudar a escapula a fazer contato com o tórax, esse movimento ajuda a ampliar o movimento da articulação escapulo-torácica, contribuindo para flexão, abdução do úmero. rodando a 60° do ponto em repouso.
A avaliação deste ritmo escápulo-umeral foi realizada através de um teste simples e não invasivo, o qual denominamos de acordo com a realização real do movimento que é feito durante o teste: Teste de Abdução do Braço (TAB).
O movimento entre os ossos escápula e úmero, conhecido como ritmo escapuloumeral tem a função de manter a escápula em uma posição “ideal” para receber a cabeça do úmero, ou seja, permite que o ombro se mova por toda a amplitude articular e que a cabeça do úmero fique centrada na fossa glenóide da escápula.
Arco coracoacromial – estrutura que sobrepõe o acrômio. Ele forma parte do ligamento ósseo que protege a cabeça do úmero; Bolsa subdeltóidea – bolsa que contém o lubrificante das articulações; Tendões do manguito rotador – tendões que fazem parte do grupo de músculos do ombro e ajudam a estabilizá-lo.
A articulação esternoclavicular permite a movimentação entre a clavícula e o tronco, através do osso esterno. É uma articulação pequena, com pouca estabilidade óssea e que depende muito dos ligamentos para permanecer estável.
TIPO ACROMIAL. O acrômio é um acidente ósseo da escápula, forma a porção mais alta do ombro e posiciona-se sobre a cavidade glenoidal. A espinha da escápula termina lateralmente no acrômio (Figura 1) (GRAY, 1988).
Acrômio ou acrómio é a apófise (projecção de um osso) da extremidade externa da espinha da escápula, onde se prende ao músculo deltóide. Articula-se, nos seres humanos, com a clavícula. Faz parte da face dorsal da escápula.
1a) A forma e a espessura do acrômio - O normal é ser fino e reto (tipo I). Quando ele é curvo (tipo II), ganchoso (tipo III) ou espesso, há uma diminuição do túnel do deslizamento dos tendões. 1b) Degeneração da articulação acromioclavicular - O envelhecimento desta articulação pode causar compressão dos tendões.
A tendinopatia do supraespinhal é uma patologia do ombro em que apresenta inflamação ou lesão no tendão que liga tal músculo à estrutura óssea. Geralmente, quando há lesão, ela ocorre na junta do músculo e do osso.
Qual é o tratamento da tendinite do supraespinhal? O tratamento para esse tipo de lesão pode ou não incluir intervenção cirúrgica, havendo a opção de tratamento conservador. Antes de mais nada, é requisitado que o paciente faça repouso para possibilitar a cicatrização do tendão afetado e parar o aumento da lesão.
A fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento das tendinopatias, pois graças à fisioterapia é realizado fortalecimento muscular da região que envolve o tendão, justamente para que a região não sofra sobrecarga.
A tendinose é uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e espessamento do tendão. O termo tendinopatia é uma doença do tendão, um termo mais amplo e pode ser empregado para descrever lesões do tendão, sejam elas uma tendinose, tendinite, ruptura.
A tendinite no ombro surge quando um tendão do ombro fica inflamado, sendo a dor no ombro um dos principais sintomas. Esta dor no ombro ou quadro de ombro doloroso agrava-se caracteristicamente durante a noite.
A tendinose é causada pelo uso excessivo do tendão . Também pode ser causada por trauma físico, como queda ou lesão esportiva. Atletas e trabalhadores cujas atividades exigem colocar pressão repetida nos tendões são mais propensos a esse transtorno.
O tratamento da tendinose é feito com o objetivo de estimular a produção de colágeno e aumentar a força muscular, permitindo a regeneração do tendão e diminuindo a dor. Além disso, pode ser indicado o uso de analgésicos, para aliviar a dor, e várias sessões de fisioterapia para diminuir a inflamação.
Os melhores remédios para tendinite são:
O uso de anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, anestésicos, podem aliviar a dor, a inflamação e o incômodo, sempre com orientação e supervisão médica. Caso a dor, incômodo e a inflamação estejam atrapalhando de forma considerável o paciente em seu dia a dia, será necessária intervenção cirúrgica.
Medidas para aliviar a dor
Recebido o diagnóstico, o médico ortopedista recomendará o uso de medicação via oral, tais como Flanax 550mg, Ibuprofeno, Ibupril 600mg ou Cetoprofeno. Em casos mais críticos, a cirurgia é realizada com o objetivo de limpar as inflamações ao redor do tendão ou até mesmo para descomprimi-lo.
Alongamento com fita Sentado, segure um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Mantenha o braço e o ombro deste lado bem relaxado. A mão que estiver segurando deve sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão.
Um bom tratamento caseiro para a tendinite são as compressas de gelo, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para fazer as compressas de gelo, basta envolver algumas pedrinhas de gelo numa toalha fina, ou fralda, fazendo uma trouxinha e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.
O que fazer: é indicado fazer repouso, aplicar de gelo e fazer sessões de fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.
Tratamentos para tendinite Compressas de gelo ajudam a aliviar o inchaço ea dor. De acordo com a diagnóstico especializado, pode ser indicado procedimento cirúrgico. A prevenção é um dos principais fatores que contribuem para evitar o aparecimento da tendinite.
Uma inflamação de um tendão é na linguagem médica designado por tendinite ou tendinopatia, que pode acometer qualquer tendão. No caso da tendinite do cotovelo, os tendões são os que convergem na região do côndilo (epicôndilo ou côndilo lateral, ou epitróclea ou côndilo medial).
Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns.
Os principais sintomas causados pela inflamação do nervo ciático são:
Qualquer processo de inflamação (tendinite) ou lesão (ruptura de tendão parcial ou total) costuma causar dor e comprometer a função do ombro. A dor pode ocorrer devido aos esforços ou mesmo em situações de repouso (dor noturna) e, embora tenha a origem na região do ombro, também pode irradiar até o cotovelo.