«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]
No blog de hoje, listamos os filósofos mais importantes da atualidade que podem vir a cair na prova do ENEM e de outros vestibulares.
Os estados mentais são propriedades de pessoas vivas em 'formas de vida' humanas, expressadas em atividades que são intencionais, interativas e cujo significado é inextrincável do seu contexto social. Não são entidades abstratas, independentes do contexto, como funções matemáticas ou elementos o são.
O empirismo moderno foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume, o que pode classificá-lo como, essencialmente, britânico.
Francis Bacon foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna.
O Racionalismo ainda utiliza o método dedutivo para o raciocínio lógico, quando se parte de um conhecimento genérico para se obter um mais específico. Já o Empirismo utiliza o método indutivo, partindo de um conhecimento específico a fim de obter um de maior abrangência.
A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc. ... Segundo Aristóteles, o processo todo do conhecimento pode ser descrito com ela; sendo que Tomás de Aquino reduz todo o conhecimento intelectual à operação de abstrações.
O conhecimento abstrato é o conhecimento próprio do indivíduo ou do sujeito que conhece na sua relação com uma manifestação definida ou particular da vontade. ... Ele só os reconhece enquanto coisas particulares, isto é, ele conhece dos objetos apenas as suas relações.
A abstração é o princípio dos títulos de crédito através do qual se torna desnecessário a verificação do negócio jurídico que originou o título, a duplicata não possui esta característica, pois fica vinculada ao negócio mercantil que lhe deu origem.