Para realizar a avaliação do estado nutricional da gestante, é primeiro necessário o diagnóstico pré-gestacional, por meio do estabelecimento do IMC pré- gestacional, o qual pode ser classificado por diferentes referências, dependendo do avaliador.
VET = (TMB x FA) + 300 kcal (2ª e 3º trimestres) Onde: TMB (10 – 18 anos) = 12,2 x Peso (kg) + 746 TMB (18 – 30 anos) = 14,7 x Peso (kg) + 496 TMB (30 – 60 anos) = 8,7 x Peso (kg) + 829 FA = 1,56 se atividade leve (Trabalho em escritório, professoras).
O peso pré-gestacional influenciará diretamente no tamanho do bebê ao nascimento. Para avaliar o estado nutricional, deve-se utilizar o peso anterior à gestação. Caso o peso seja desconhecido, utilizar o peso do primeiro trimestre da gestação.
O excesso de peso na gravidez pode trazer riscos para a mãe e para o bebê, como pressão alta, eclâmpsia e diabetes gestacional. Além disso, o excesso de peso também atrasa a recuperação da mulher no pós parto e aumenta as chances de o bebê também ter excesso de peso ao longo da vida.
Ao final de uma gestação sem intercorrências, o ganho de peso oriundo de tecido adiposo é somente de 4kg. Tão pouco é necessário desespero para emagrecer após o parto, pois boa parte do peso ganho diminuirá no momento do parto. Ganhar peso é muito diferente de enGORDar.
Perder peso na gravidez pode ser normal na fase inicial, altura em que perder ou manter o peso anterior à gestação não influência a saúde nem o desenvolvimento do bebé. Contudo, a partir do 2º trimestre, o bebé precisa de nutrientes suficientes para engordar a um ritmo constante e regular.
Alterações físicas e sintomas tradicionais do segundo trimestre
Principais fases da gravidez semana a semana. Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas. Segundo trimestre: 14 a 26 semanas. Terceiro trimestre: 27 a 40/41 semanas.
2º Trimestre (da 14ª até à 27ª semana) 19 semanas de gestação Por volta das 19 semanas, que são 5 meses de gravidez, a mulher já se encontra mais ou menos na... 20 semanas de gestação O desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação marca o início do 5º mês de gravidez e...
Com o crescimento do útero que naturalmente ocorre durante a gravidez, o ligamento redondo é estirado, causando um pouco de dor e desconforto. A dor do ligamento geralmente é descrita como uma dor aguda, geralmente aparecendo após a movimentação. Ela acomete desde a parte inferior do abdomen até a virilha.
As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.