EQST

Como Interpretar Uma Partitura?

Como interpretar uma partitura?

7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA

  1. PASSO 1 – Entenda o que é Pauta ou pentagrama.
  2. PASSO 2 – Conheça a Clave de Sol.
  3. PASSO 3 – Conheça a clave de fá.
  4. PASSO 4 – Decore as figuras de notas e suas partes.
  5. PASSO 5 – Decore as figuras de pausas.
  6. PASSO 6 – Entenda o que é um TEMPO.

Quantos compassos tem a partitura?

Entre elas estão a semibreve (4 tempos), a mínima (2), semínima (1), colcheia (1/2), semicolcheia (1/4), e a fusa (1/8), isso quando o denominador da fórmula de compasso é 4, ou seja, são necessárias quatro semínimas de valor 1 para completar uma semibreve de valor 4.

Quantos tempos um compasso binário?

Compasso binário Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2.

Como encontrar a unidade de compasso?

Unidade de Compasso

  1. É a figura que sozinha preenche o espaço de um compasso inteiro.
  2. Temos o NUMERADOR que identificará a figura que preencherá o espaço de um compasso inteiro, sendo assim, uma única figura preencherá todo o compasso.
  3. A unidade de compasso dos compassos simples é preenchida pelos seguintes números: 2, 3 e 4.

O que é um compasso 3 4?

O tempo definido para o compasso está relacionado com a pulsação que a música possui. ... A valsa, por exemplo, possui o tempo 3/4. De um modo geral, o tempo mais comum de aparecer em partituras, sem dúvida, é o 4/4. Mas existem inúmeras possibilidades de tempos, portanto não se limite a tocar somente tempos “redondinhos”.

O que é um compasso escolar?

Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.

Quais são os tipos de fórmulas de compasso?

Uma das partes mais importantes da teoria musical é a fórmula de compasso. É a primeira coisa que um músico procura em uma partitura antes de tocar uma nota....As fórmulas de compasso compostas mais comuns são:

  • Compassos 6/8.
  • Compassos 9/8.
  • Compassos 12/8.

Qual a função de todas 3 as barras de compasso?

As barras de compasso são utilizadas para separar os agrupamentos de notas, que formam os compassos, existe a barra simples, barra dupla, a barra final e o ritornello. A barra de compasso também chamada de barra simples serve para fazer a separação das notas do compasso, ela é simplesmente uma linha na vertical.

Quais são os tipos de barras de compasso?

Existem dois tipos de barra de compasso: a barra de compasso simples, com a primeira finalidade, e a barra de compasso dupla – que além de representar a totalidade obtida em uma fórmula de compasso representa a finalização de uma seção – sinônimo de parte de uma obra musical por arranjo ou composição.

O que são barras de compasso para que serve?

Uma barra de compasso é uma linha vertical que separa os compassos. ... Esta barra de iniciar a repetição não atua como uma verdadeira barra de compasso porque não tem qualquer barra antes dela, sua única função é indicar o início de uma passagem a ser repetida.

O que é barra final?

Barra simples, é a barra que separa os compassos. Barra dupla, é a barra que mostra a mudança de tonalidade e notas na partitura. Barra final, é a barra que avisa quando a música chega ao final.

Para que serve a barra de divisão?

BARRA DE DIVISÃO DOS COMPASSOS Indica que o compasso será dividido, a partir dessa linha.

Quando aparece uma barra dupla na obra significa que há o fim de um trecho musical ou o fim da música?

A linha de compasso dupla marca o começo de outra seção, outro momento da música. Fique atento porque os tempos e até mesmo a tonalidade podem mudar.

O que é sinal de Ritornelo?

Ritornelo é uma [marcação] ou sinal com dois pontos diante uma linha vertical, usado para delimitar um trecho musical em uma partitura que deve ser repetido, geralmente executado duas vezes.

Quais são os sinais de repetição?

SINAIS DE REPETIÇÃOSINAIS DE ABREVIATURA Os principais sinais para determinar a repetição de um trecho de música são: “Da capo”, “ritornelo”, e as expressões “1ª e 2ª vez”.