Diôniso
Dionísio (ou Dioniso) é o deus grego do vinho, das festas e um dos mais importantes deuses da mitologia grega. Além de ter os conhecimentos de preparação do vinho, ele possuía o poder de criar drogas poderosas. Dionísio é considerado também o deus grego da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.
Na antiga religião grega, Dionísio é considerado o deus dos ciclos vitais, festas, atividades relacionadas ao prazer material, insanidade, ritos religiosos, teatro e do vinho – pois tinha conhecimento no preparo e, principalmente, intoxicação. Além disso, tinha o poder de criar outras drogas poderosas.
Quem foi Baco? Baco é fruto do adultério de Zeus com a mortal Sêmele. ... Para a mitologia grega, o deus do vinho teve um professor: o sátiro Sileno, que também era melhor amigo de Baco e diz que juntos disseminaram tudo que sabiam sobre produção de vinho por onde passaram. Esse é um dos contos mais acreditados.
Liber
Após viajar por toda a Ásia e outras terras estrangeiras, Dioniso foi a Tebas disfarçado em forasteiro onde reinava seu primo Penteu e que havia proibido o culto a Dioniso. ... Penteu o interrogou com grande interesse nos ritos, mas Dioniso não se revelou e foi encarcerado.
Mitologia. Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.
Hermes
Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega. ... Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetor das estradas.
Dos principais deuses do Panteão somente Poseidon e Hades não moravam no Olimpo e sim no fundo dos oceanos e no mundo inferior, respectivamente. Zeus é o líder, por assim dizer, é ele quem cuida de todos e tem grande poder sobre a natureza e os raios.
Os Deuses do Olimpo, também chamado de Deuses Olímpicos, são os 12 deuses que formam o panteão grego. Todos viviam no topo do Monte Olimpo e por isso, recebem esse nome. Quanto a isso, podemos citar Hades, deus do submundo, que por vezes é incluído como deus do Olimpo. ...
Do latim Olympius, Olympium, tem origem no grego olympos, que significa “consagrado a Zeus olímpico”. Olimpo é uma das montanhas mais alta da Grécia e na mitologia grega é morada dos Doze Deuses do Olimpo, Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
O monumento foi restaurado, mas no século IV sofreu novo ataque, quando o imperador Constantino de Bizâncio determinou que fosse retirado todo o ouro que decorava o templo. Transferida para Bizâncio em 420, a bela estátua foi destruída por um incêndio em 475.
Fídias
Esta é a estátua do deus em cuja era homenagem nos Jogos Olímpicos da Antigüidade eram festejados. Estava localizada na terra que deu seu nome para as Olimpíadas. Na época de jogos, as guerras paravam, e os atletas vinham da Ásia Menor, Síria, Egito e Silícia para celebrar a Olimpíada e adorar o rei dos deuses: Zeus.
Estátua de Zeus em Olímpia era uma figura sentada gigante, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, Grécia, e erigido no Templo de Zeus.