O aleitamento materno exclusivo consiste em alimentar a criança apenas com leite da mãe. Recomenda-se essa forma de alimentação por, no mínimo, seis meses. Aleitamento materno nada mais é que a amamentação, um ato que garante mais saúde para o bebê e também para a mãe.
Para o bebê:
Amamentação:muito mais que alimentar a criança Durante o parto, com a saída da placenta, o hormônio que estimula a produção do leite - chamado prolactina, passa a ser liberado de forma intensa. Essa liberação é estimulada com o início da amamentação ainda na sala de parto; se possível ainda na primeira hora de vida.
Como ter mais leite materno
O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.
"Mas, não recomendamos que ela fique espremendo o seio para estimulá-lo, pois o organismo libera um hormônio chamado ocitocina durante este processo, que pode induzir ao parto prematuro", contestou Natalia.
É absolutamente normal vazar líquido dos seios durante a gravidez. O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê.
O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê durante os primeiros 2 a 4 dias depois do parto. Este leite materno fica acumulado nas células alveolares dos seios nos últimos meses da gestação, sendo caracterizado por uma cor amarela, além de ser calórico e nutritivo.
O que é colostro? O colostro é o leite produzido pela mãe ainda no final da gestação e é secretado nos primeiros dias após o parto, até cerca de 7 dias após o nascimento do bebê.
O primeiro sintoma de uma gravidez psicológica na cadela é o aumento da produção de leite, denominada “lactação de pseudogestação”. Os níveis de progesterona e de estradiol aumentam até atingirem o mesmo ponto em que se encontrariam no caso de uma gestação real.