forame magno
Como resultado, em ambas as espécies foram encontrados os forames infraorbitário, maxilar, esfenopalatino, palatinos maior (rostral e caudal) e menor no osso maxilar, forame lacrimal no osso lacrimal, canal óptico, fissura orbitária e forame redondo na parte pré-esfenóide do osso esfenóide.
Forame intervertebral Estrutura anatômica pela qual emergem raízes nervosas e vasos sanguíneos. Trata-se de espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinal. Existem dois forames intervertebrais entre cada par de vértebras, sendo um de cada lado.
O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio.
Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria. Classificam-se em pontos pares e ímpares. Os ímpares situam-se no plano sagital.
Tipos de suturas Suturas planas: a borda dos ossos que se articulam dispõem-se de forma retilínea. Por exemplo, a sutura entre os ossos nasais (sutura internasal) é uma sutura plana; Suturas escamosas: articulações que se encontram entre ossos que juntos estabelecem um encurvamento relativamente grande.
O material consistia de 100 radiografias cefalométricas laterais de adultos. Os pontos de mensuração utilizados foram: acantio, básio, násio, opístio, sela túrcica, bolton, orbitário e o pório. Várias radiografias foram realizadas para observar quais pontos cefalométricos radiográficos coincidem com os craniométricos.
Os principais pontos craniométricos são: násio, glabela, bregma, lambda, ínio, ptério, stefânio, astério, pório e apófise orbitária externa.
Alguns Pontos Antropométricos do Crânio: Bregma - ponto de união das suturas sagital e coronal. Lâmbda - ponto de união das suturas sagital e lambdóide. Vértex - parte mais alta do crânio....FACE:
Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria. Classificam-se em pontos pares e ímpares.
Os ossos que formam o crânio podem ser divididos em dois grupos: ossos faciais e cranianos. A maioria dos ossos do crânio apresenta articulações imóveis. Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais.