O que poucas pessoas sabem é que dentro da odontologia existem várias especialidades, cada uma responsável por uma questão específica e, entre elas, está a estomatologia. Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.
O aparecimento de feridas na língua, boca e garganta geralmente acontece devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, mas também pode ser um sinal de infecção por vírus ou bactérias, e por isso, a melhor forma de descobrir a causa correta é consultando um clínico geral ou gastroenterologista.
Analgésicos. Os analgésicos de venda livre (OTC) podem reduzir o desconforto de uma língua dolorida. Anti-inflamatórios não esteroidais podem ajudar a reduzir o inchaço. Para aftas graves, o dentista pode prescrever corticosteroides para tratar a inflamação e a dor.
Cortes na língua - primeiros socorros
-Coloque gelo: Aplicar gelo no local é bom para diminuir a dor, já que os vasos sanguíneos da área se contraem e menos sangue circula na área. Além disso, o gelo pode diminuir inchaço se houver. No entanto, tome cuidado para não causar queimaduras pelo frio.
Logo quando mordemos a língua, ela retraí tentando se proteger do que quer que tenha ocorrido, e isso é um reflexo, assim como a dor maior. Esses são efeitos de reflexos motores medulares, geralmente de ramo inferior. Esses reflexos são reflexos primitivos desenvolvidos pelos seres vivos para se protegerem.
O que fazer: uma ótima forma para aliviar rapidamente a dor provocada por estas lesões consiste em fazer bochechos de água morna com sal, pelo menos, 3 vezes por dia. Além disso, é importante manter a higiene adequada da boca, escovando os dentes após comer, para evitar infectar as feridas e aliviar os sintomas.
“Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.