Criança não precisa de autorização judicial para viagens nacionais, define CNJ. É dispensável autorização judicial para que crianças ou adolescentes viajem desacompanhados pelo território nacional. Assim como em relação às viagens internacionais, é preciso apenas a autorização dos pais, com firma reconhecida.
Se você é residente em Goiás, e precisa recorrer judicialmente para autorização de viagem de menor ao exterior, procure o Juizado da Infância e Juventude localizadas em Anápolis, Aparecida de Goiânia e nesta Capital.
O preço da autenticação é tabelado por lei em todos os Cartórios do Estado de São Paulo: R$ 3,90 (três reais e noventa centavos), acrescido o valor da cópia de R$ 0,50 (cinquenta centavos), caso seja extraída pelo tabelionato de notas.
As cópias autenticadas pesam no bolso. Para autenticar o RG, por exemplo, custa 9,20 reais (4,60 por cada face do documento) mais o valor da “folha de xerox”.
Para autenticar uma cópia, basta dirigir-se a um cartório de notas com o documento a ser copiado. Lá, o tabelião atesta que a cópia seja idêntica ao original. O requerente confere todos os documentos e assim é colocado um selo de autenticidade, juntamente com um carimbo e assinatura.
O primeiro passo para uma pessoa que deseja tirar a cópia autenticada de um determinado é ir a um cartório ou tabelionato de notas. É nesse local que o interessado consegue realizar o processo. O ideal é que a pessoa compareça portando o documento original para que a fotocópia seja retirada no próprio cartório.
Reconhecimento de Firma significa “reconhecimento de assinatura”. É um serviço prestado pelo Cartório de Tabelionato de Notas ou Consulados Brasileiros em que o Tabelião (ou prepostos) ou Consul confirma que uma assinatura constante num documento é de determinada pessoa.
Reconhecimento de firma: o que é e como pode ser feito?