A passagem do mito a filosofia se deu de maneira gradual, com o desenvolvimento de teorias filosóficas cada vez mais sofisticadas que, aos poucos, afastaram os gregos da tendência mítica.
SOBRE O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO Isso foi influenciado por questões comerciais e conhecimentos náuticos. A região da Grécia Antiga é formada por arquipélago, que são conjunto de ilhas próximas. ... Esse foi um dos motivos que contribuiu para o enfraquecimento do pensamento mitológico pelo pensamento filosófico.
o pensamento filosofico é baseado na verdade sendo a verdade também a base da filosofia, já o mitico é baseado em histórias, lendas, contos, que não possuem comprovação, ou que são extraordinários demais para serem um fato verídico.
Resposta: Ela acaba sendo uma ruptura porque a partir do momento em que os gregos procuram pensar racionalmente e achar respostar lógicas para o que ocorre em volta deles, eles deixam o pensamento místico e supersticioso das mitologias para trás.
O pensamento mítico envolve e relaciona elementos diversos, fazendo com que eles ajam entre si. Depois, ele organiza a realidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo vínculos secretos que necessitam ser desvendados.
Resposta. O pensamento mítico ocorreu em uma época em que as pessoas precisavam atribuir a culpa das coisas a alguém . ... Fundamentavam sua vida nos mitos . O pensamento racional começou a romper o pensamento mítico quando perceberam que a razão era o método mais eficaz de explicar o universo .
Resposta. Resposta: O pensamento mítico é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas , pq está muito mais ligado à magia, ao desejo e ao querer q as coisas aconteçam de um determinado modo.
O pensamento mítico formou-se com o Homem, corresponde antes de mais à primeira forma de pensar a realidade. ... Neles encontramos a explicação para a origem do Cosmos e muitos outros aspectos da realidade (origem do homem, doenças, fogo, etc).
O mito hoje O pensamento crítico e reflexivo, que teve início com o primeiros filósofos, na Grécia do século VI a.C., e o desenvolvimento do pensamento científico a partir do século XIV, com o Renascimento, ocuparam todo o lugar do conhecimento e condenaram à morte o modo mítico de nos situarmos no mundo humano?
É CORRETO afirmar que o pensamento mítico imprime uma lógica do racional que se expressa nos relatos sistemáticos, conferindo organização ao mundo caótico e desorganizado. singulariza a dimensão intelectiva no seu enfoque narrativo, no qual o caráter distintivo se faz presente.
O pensamento mítico é apresentado como a forma humana mais primitiva de compreensão do mundo, tendo como função principal propiciar ao homem a sensação de comodidade diante das atrocidades cometidas. Ele é uma manifestação coletiva e necessita que um grupo o afirme, mantendo, assim, seu reconhecimento.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essências da realidade em que vive: a origem do mundo, funcionamento da natureza, origem do povo bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se pelo modo que essas explicações são dadas, significando um discurso imaginário ou ficcional.
O conhecimento mítico é aquele que é conhecido através de um relato fabuloso, com alegorias. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a negá-lo. O mito muitas vezes conta fatos históricos, mas de uma forma diferente. O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas.
A) o campo do conhecimento mítico limita-se ao que se manifesta no campo concreto comum.
Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.
A própria Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo do conhecimento geral e da natureza; A Epistemologia: responsável pelo estudo do conhecimento científico e da natureza; A Metodologia Científica: trata dos processos lógicos para a aquisição do conhecimento científico.
O conhecimento popular ou vulgar também denominado de senso comum se distingue do conhecimento científico pelo método e pelos Instrumentos do conhecer, através da forma de observação, experimentação e mensuração, e que estão atrelados aos fundamentos do método científico em sua forma experimental.
Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social. ... O senso comum é a forma de conhecimento mais presente no dia a dia das pessoas que não se preocupam prioritariamente com questões científicas.
O conhecimento vulgar (popular ou senso comum) baseia-se, principalmente, na experiência pessoal, portanto, empírico- sensorial, sem sistematização. Também tem fundamento na crença e tradição popular.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
Conhecimento adquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto”.
É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. ... Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro.
O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.
O conhecimento abstrato é o conhecimento próprio do indivíduo ou do sujeito que conhece na sua relação com uma manifestação definida ou particular da vontade. ... Ele só os reconhece enquanto coisas particulares, isto é, ele conhece dos objetos apenas as suas relações.