A Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império, mais precisamente durante o Período Regencial (1831 a 1840), representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô), os quais buscavam ...
Os combates espalharam-se horas a fio pelas ruas de Salvador e resultaram na morte de 70 dos africanos envolvidos e em nove mortes nas forças que lutavam contra os rebeldes. A última batalha deu-se em um local de Salvador chamado Água de Meninos.
Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
Uma revolta de escravos africanos ocorreu em Salvador, na madrugada de 25 de janeiro de 1835. O movimento envolveu cerca de 600 homens. ... Vem daí o nome que a rebelião recebeu: Revolta dos Malês. A expressão "malê" provém de "imalê", que no idioma iorubá significa muçulmano.
Males é o plural de mal – é um advérbio que significa de modo imperfeito ou irregular, de forma pouco satisfatória, de forma errónea, com equívocos. Como conjunção significa assim que, tão logo, nem bem e como substantivo significa algo danoso; problema, contratempo.
Alguns vão te dizer: "Há males que vem para o bem". Pois eu lhe digo que TUDO vem para o bem. Tudo aquilo que acontece em sua vida tem seu grande significado e faz com que as peças do grande quebra-cabeça da vida se encaixem perfeitamente daqui a algum tempo.
Como substantivo, admite o plural males e pode vir precedido de artigo, adjetivo ou pronome. Seu antônimo também é o substantivo bem. Há uma regrinha bem fácil e que você pode usar sempre, sem crise: substitua mal por bem e mau por bom; a dúvida desaparece quase como mágica, imediatamente.
Por que o plural de “pão” é “pães” e de “grão” é “grãos”?
AdjetivoEditar
Para fazer o plural do diminutivo da palavra PAPEL, primeiro colocamos a palavra PAPEL no plural. Que dá, PAPÉIS. A essa forma no plural é que vamos acrescentar o sufixo do diminutivo -zinho: PA-PEI-ZINHOS.
2ª) Corrimãos OU corrimões? As duas formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários. Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos. No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em “-ão” é fazer plural em “-ões”.
Significado de Degrau substantivo masculino Cada uma das peças de madeira ou de ferro que formam uma escada. Escalão, cada ponto que se segue numa sequência. [Figurado] Meio de que se serve uma pessoa para atingir um objetivo. Grau ou posição que se ocupa num certo momento; nível.
Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), basta acrescentar um s e o plural está feito. ... Por isso, palavras como pneu, caracol, pastel e degrau têm regras diferentes. Confira as regrinhas abaixo e dê um show de singular e plural!
Tendo lido a dúvida sobre a palavra pneu, que na minha terra se pronuncia peneu, gostaria de saber quantas sílabas existem na palavra pneu. Obrigado! Existe só uma sílaba, caro consulente. Graficamente, trata-se só de uma sílaba e, quanto à pronúncia, a da norma é a de não desfazer o grupo "pn".
A palavra pneu tem sua origem na Grécia antiga. Os gregos usavam o termo pneuma com os significados de sopro, vento ou ar. A partir desse termo, nasceu pneumatikós, que queria dizer relativo ao sopro, ao ar, à respiração.
Significado de Plural substantivo masculino [Gramática] Linguística. Classe gramatical que expressa a quantidade (mais de um); emprega-se em vocábulos que são variáveis (artigos, adjetivos, pronomes verbos e substantivos), opondo-se, geralmente, ao singular: um cão/dois cães. ... Etimologia (origem da palavra plural).