EQST

O Que Significa Dizer Que A Teoria Crtica E Emancipatria?

O que significa dizer que a teoria crítica e emancipatória?

Kunz (1994, p. 107) apresenta uma Concepção Crítico- Emancipatória que: “[...] busca alcançar, objetivos primordiais do ensino, e através das atividades com o movimento humano, o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva”.

Quais são as principais teorias do currículo?

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

Quais são as teorias pós críticas?

No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...

Quais as teorias que Tomaz Tadeu da Silva classifica como teorias tradicionais de currículo?

Para Silva (2005, p. 17) as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. São elas: Teorias Tradicionais: (enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos.

O que define a qualidade do currículo?

Nessa perspectiva, o currículo de qualidade é aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender ...

O que significa dizer que a teoria do currículo tem um papel normativo?

Dizer que a teoria do currículo possui um papel normativo é afirmar que para se possuir um currículo crítico é preciso que se pense em normas e regras para que ele possa ser aplicado pois, segundo o entendimento de Young “é difícil ver um propósito no papel crítico da teoria do currículo se ele estiver separado de suas ...

Qual é a concepção de currículo?

A visão do currículo como um texto refere-se a tudo que se escreve sobre os elementos da prática pedagógica, bem como a tudo o que se faz para desenvolvê-los nas escolas e nas salas de aulas. Ou seja, nessa concepção, incluem-se tanto as intenções relativas ao processo pedagógico como as vivências que o materializam.

O que é o currículo oculto?

Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

Qual é a definição de currículo?

Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.

Qual a importância do currículo para a educação?

Qual é a importância do currículo escolar Ele é de extrema importância no processo de aprendizado, pois norteia o trabalho dos educadores. ... É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado.

O que a Educação Infantil desenvolve?

Concluímos então, que a Educação Infantil é um alicerce e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida.

Qual o objetivo da educação infantil hoje?

Mas qual a finalidade da educação infantil? Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

Quando a educação infantil passa a fazer parte da educação básica?

Como a Educação Infantil se tornou o que é hoje Outro grande avanço veio em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com ela, a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, equiparando a etapa aos Ensinos Fundamental e Médio.

Quais são as etapas da educação básica?

A Educação Básica apresenta três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E ainda temos as fases da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, conforme a DCN de Educação Básica, também em seu artigo 21.