Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.
pra-to = há encontro consonantal na primeira sílaba (pr).
Exemplo de palavras com PR
Palavras com vr no início
1. Coberto de bosques (ex.: monte nemoroso). 2. Sombreado de árvores (ex.: parque nemoroso).
QUANDO "R" ESTÁ ENTRE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE: Quando está entre uma vogal e uma consoante, a letra "R" se encontra no final da sílaba.
Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
A língua portuguesa tem várias palavras com RR. Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.
O R fraco diz respeito à forma como ocorre a pronunciação da letra na sílaba. As palavras que possuem um R fraco são aquelas que possuem a letra R entre vogais, não duplicada e no meio da palavra.