Cabe ao gestor o papel de administrar a escola, organizando os procedimentos administrativos, planejando as questões pedagógicas e juntamente com toda a equipe escolar, funcionários e técnicos, criar condições para que tudo se articule e esta integração faça a escola desenvolver suas atividades adequadamente.
Ser um gestor escolar tem tudo a ver com desafios. Mediar conflitos, preocupar-se com a comunidade e levar melhorias para todos os envolvidos, entre alunos, funcionários e professores são apenas algumas das atribuições da pessoa preparada para fazer a diferença em sua instituição.
É papel do diretor escolar manter o bom funcionamento da escola. Além disso, cabe a ele incentivar, motivar e inspirar tanto a sua equipe quanto os seus alunos. ... Também faz parte do papel do diretor escolar — como um líder — incentivar, motivar e inspirar, diariamente, tanto a sua equipe quanto os seus alunos.
- Estar atento a tudo que diz respeito às condições dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos. - Identificar as limitações e as dificuldades de seus profissionais e buscar ajuda para que possam atuar de forma eficaz. - Abrir espaço para que os diretores possam expor suas ações e seus desafios.
5 características fundamentais para ser um bom diretor escolar
Para se tornar um diretor de escola, é necessário ter formação em Pedagogia. Contudo, algumas instituições de ensino, principalmente particulares, autorizam que o profissional formado em alguma outra licenciatura assuma esse papel. No caso de escola pública, é muito mais rigoroso o processo seletivo.
Um diretor escolar é, por definição, um profissional que carrega consigo grandes responsabilidades. Além de organizar a parte pedagógica, ele também tem que dar conta de tarefas administrativas.
Como diretora, posso dizer que seria muito bom chegar à escola e sentar com os profissionais do setor pedagógico para alinhar o dia de trabalho, visitar a cozinha e ver se tudo caminha a contento, participar do recreio e papear com os seus alunos, participar de alguma aula a convite de um professor, receber os pais dos ...
O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. ... Essa articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos.
Este deve saber agir com diplomacia e respeito para com os indivíduos, tanto inerentes ao próprio ambiente de ensino, quanto elementos externos. Por isso, o diretor tem como papel também atender aos alunos e docentes de forma respeitosa, compreendendo as necessidades e buscando soluções para entraves.
A evasão escolar sem dúvidas é o maior desafio de um gestor, a lista de frequência deve ser vista todos os dias, afinal, se o aluno abandona a escola é porque algo está errado, muitas vezes é na infraestrutura ou nos recursos oferecidos pela escola.
Quais são os 10 principais desafios enfrentados pela gestão escolar na atualidade?
Listamos agora 10 dos maiores desafios dos gestores e de como você pode enfrentá-los.
Seu trabalho resume-se em: dirigir o esforço coletivo dos professores, funcionários, alunos e comunidade, que além de complexo é decisivo. O gestor é o responsável pelas ações que devem ser desenvolvidas em todos os setores da escola, tanto de ordem administrativas e financeiras, como pedagógicas.
Mesmo frente às transformações ocorridas na sociedade e na escola é possível notar que a gestão democrática ainda é complexa em sua organização em muitos ambientes escolares, as fragilidades nas políticas públicas, os diretores mal preparados, família e equipe de trabalho desengajados com a proposta de trabalho, são ...
Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...
As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes da comunidade escolar e local. Elas têm por finalidade fazer com que tudo o que acontece dentro do ambiente escolar seja pensado e decidido coletivamente. São instâncias colegiadas: a APMF, o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil.
A participação ativa das instâncias colegiadas na gestão escolar lhes atribui um caráter mais democrático, e com ele buscam-se forças para que suas reivindicações tenham um maior poder diante do Estado, bem como na própria comunidade, que passa a ter maior credibilidade e clareza das ações implementadas na escola.
Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da buscapor uma educação de qualidade.
O que são os Conselhos Escolares? órgãos colegiados compos- tos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, fi- nanceiras, no âmbito da escola.
Para que a Gestão Democrática se efetive, são necessárias Instâncias Colegiadas para compor os espaços dentro das instituições escolares. ... Alternativa 1: Conselho Escolar, Conselho de Classe, APMF e Grêmio Estudantil. Alternativa 2: Conselho Escolar, Comunidade Escolar, APMF e Grêmio Estudantil.
As instâncias colegiadas são os espaços de representação dos segmentos da escola: discentes, docentes, pais e comunidade. É pela utilização desses espaços, fruto da conquista da própria comunidade, que a gestão democrática ganha força e pode transformar a realidade escolar.
A importância dos órgãos colegiados nas escolas é tema recorrente quando se aborda a gestão democrática, pois esses garantem, na forma da lei, a prática da participação na escola, na busca pela descentralização do poder e da consciência social entorno da oferta de uma educação de qualidade.
O Colegiado Escolar é parte integrante do processo de elaboração/reelaboração, implantação/implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola, na medida em que busca o exercício permanente de construção de práticas pedagógicas coletivas, exercendo uma função de natureza pedagógica e política, fundamental na ...
A APM deve ajudar a escola a atingir os objetivos educacionais, representar e dar luz às demandas da comunidade, pais ou responsáveis de alunos na escola. E a solidificar o entrosamento entre pais, responsáveis e professores. Colabora ainda em atividades culturais, de lazer e saúde envolvendo a escola e a comunidade.
O termo colegiado diz respeito à forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas, decidem. No órgão colegiado inexiste a decisão de somente um membro.