A onicofose é uma calosidade que surge no canto do dedo e embaixo da unha. É um excesso de pele que muitas vezes pode ser confundido com unha encravada. Ocorre como uma resposta da pele a um atrito intenso. A fricção comprime um ponto do sulco contra a unha e, devido à pressão, há o surgimento do calo.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.
Tratamento: Tratar a onicofose consiste em diagnosticar a causa e removê-la, depois tirar o efeito (o calo) procurando não lesar o tecido íntegro e tratar a curvatura da unha com órteses ungueais., pois esta curvatura, geralmente, também estimula o surgimento da onicofose.
“Passe um pouco de álcool na área, corte-a na base com a ajuda de um alicate e resista à tentação de mexer no local.” Quer parar de ter essas pelinhas ao redor das unhas o tempo todo? Dana recomenda manter um óleo para cutículas por perto e aplicá-lo regularmente. Além de hidratar sempre as mãos.
O segredo é a hidratação. “Quem tem pele fina, não precisa realmente tirar a cutícula. Para a pele grossa, indico a Cera Nutritiva da Granado uma vez ao dia pelo tempo que for necessário. A regra é clara: quanto mais se tira a Onicofose “cutícula”, mais ela cresce.
Tratamento caseiro para unha encravada Tentar levantar o canto da unha que está encravada com uma pinça e colocar um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada. Diariamente este dispositivo deverá ser trocado, após o dedo ter ficado de molho em água quente durante 20 minutos.