Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal (câmara, turma, secção, órgão especial, plenário, etc.), que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais — estes, ...
1. JUNTADA DA DECISÃO QUE SERVIU DE FUNDAMENTO AO ACORDÃO EMBARGADO, PARA FINS DE ESCLARECIMENTOS. 2.
A diferença fundamental entre a sentença e o acórdão é que a sentença é definida apenas por um julgador, enquanto o acórdão envolve vários julgadores para obtenção de um resultado final. Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que ele se encontra.
Os despachos, as decisões e sentenças são redigidos, datados e assinados pelos juízes, enquanto os acórdãos são feitos pelos desembargadores. ... Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.
512 do CPC afirma que o acórdão que julga a apelação substitui sentença quando esta for objeto de recurso. ... Todavia, quando o recurso de apelação é julgado pelo mérito, ele substitui a sentença e, qualquer e eventual vício daqueles previstos no art.
Nesta seara, é evidente que o interesse em recorrer está associado à idéia de sucumbência, gravame ou prejuízo. Por isso, o artigo 499, do Código de Processo Civil, fala em parte vencida. ... No entanto, quando o fundamento da decisão causar gravame à parte, terá ela sucumbido, existindo, portanto, interesse em recorrer.