crossorigin="anonymous">
Como agir quando o filhote estiver chorando?
Nessa adaptação, o filhote pode ficar assustado, ansioso e se sentir desamparado. É aí que ocorre o trauma da separação, que se manifesta com longas horas de choro e gemidos. Outras possíveis causas para o cachorro filhote chorando à noite são frio, energia acumulada ou a necessidade inesgotável de receber carinho.
Esse é o primeiro ponto para que não haja nenhum sofrimento na chegada do cachorro. O ideal é que essa separação aconteça apenas depois de 49 dias, quando o desmame pode ser realizado. Antes disso, é extremamente importante que continue com a mãe e os irmãos.
Sem dúvida, o estranhamento diante de um local completamente diferente e com pessoas novas é a causa mais comum do filhote de cachorro chorando. Contudo, é fundamental levar o pet ao veterinário nas primeiras semanas dele em sua casa.
Um filhote de cachorro chorando pode denotar saudade da mãe ou de seu tutor. Mas se isso acontece repetidas vezes, mesmo depois de o veterinário constatar que não há dores físicas ou mesmo emocionais envolvidas nisso, pode ser apenas um dispositivo manhoso dele.
O cachorro chorando não costuma ter lágrimas como os humanos O som de cachorro chorando é o que deve chamar a sua atenção quando o animal estiver nessa situação. O barulho se assemelha ao de gemidos que podem ser pequenos ou mais alongados e, geralmente, é bem agudo (mesmo nos cães de latido grave) e se repete.
Segundo a veterinária, se o tutor quer que o cachorro durma no quarto, mas fora da sua cama, ou nem mesmo dentro do quarto, mas em uma área específica da casa; o ideal é acostumá-lo desde filhote, ensinando a ficar sozinho e a não subir na cama.
Aprenda como deixar seu amigo confortável. O frio chegou e o melhor amigo do homem sofre com as baixas temperaturas e o tempo mais seco. Uma dica importante que vale para qualquer estação do ano é jamais colocar seu cão para dormir diretamente no chão, mesmo que sobre panos. O ideal é sempre mantê-lo longe da umidade.
Comece o treino colocando os cães para fora e impedindo que eles entrem. Cada vez que eles ficarem alguns segundos sem tentar entrar, premie com algum petisco canino. Depois comece a aumentar o tempo em que eles devem permanecer sem tentar entrar para premiá-los.
5 dicas para ensinar o cachorro a dormir sozinho
Todo cão deve conseguir ficar um período sozinho sem destruir a casa toda. Desde o primeiro dia que seu novo melhor amigo chegar na sua casa, ensine-o isso. Mesmo se ele já for adulto. Comece deixando-o sozinho por alguns minutos e vá aumentando o tempo gradualmente.
Uma boa tática para fazê-lo ficar mais calmo na hora que você está saindo sem ele é, antes, fazê-lo gastar energia. Brinque bastante ou dê um passeio com ele. Assim ele vai estar mais cansado quando você estiver saindo e vai estar mais propenso a usar uma parte do tempo sozinho para comer, beber água e cochilar.
O instinto de uivar é uma forma que o dog encontra para se comunicar com outros cachorros à distância. Isso porque quando o cão está uivando, a sua potência vocal atinge um timbre bem mais alto. Dessa maneira, ele pode ser ouvido de longe pelos outros cachorros.
Um uivo sem motivo significava que havia espíritos invisíveis à espreita; Um cão uivando três vezes significa que ocorreu uma morte; Um cachorro uivando fora da casa de uma pessoa doente significava que ela iria morrer; Uivar para a lua era considerado um sinal de morte.
Ao sentirem o cheiro, os machos próximos uivam, se demonstrando presentes e disponíveis para a cruza com a fêmea. Além disso, um cachorro uivando pode ser sinal de solidão e tentativa de chamar a atenção dos seus donos. Estresse, tédio e falta de atividades com seus donos também podem levar o cão a uivar.
Uivar nem sempre significa que o cachorro está chorando, mas muitas vezes serve para dar uma aliviada no tédio. Assim, eles extravasam a frustração. Alguns cães que ficam muito tempo sozinhos tendem a uivar mais, como se fosse uma tentativa de fazer com que você volte pra casa.
O cachorro uiva quando não tem condições de fazer contato visual com aquele com quem ele quer se comunicar, o que normalmente ocorre nos casos em que o cão late para alertar o dono que tem alguém se aproximando da casa ou até mesmo em momentos de brincadeiras em família.
Os animais têm esse comportamento por vários motivos. Pode ser para pedir atenção, carinho e até colo. “Geralmente eles fazem isso quando já fizeram outras coisas e não surtiu efeito”, comenta o zootecnista. Pode ser também que ele tenha aprendido que, fazendo isso, vai haver uma recompensa.
Talvez o seu cão não desgrude de você simplesmente pelo fato de que ele o ama. Os pets adoram carinho e atenção, eles só querem um pouco de mimo. Por natureza, os caninos são animais sociais, assim, a proximidade física é muito importante para eles também.