Na hora de podar árvores, dê prioridade à retirada dos galhos que, por algum motivo, provocam incômodo. É o caso dos ramos que obstruem passagens ou significam risco à fiação, por isso demandam remoção. Em todos os tipos de poda, o recomendado e não remover além de 25% do total de galhos da árvore.
É responsabilidade das Subprefeituras realizarem a poda de árvores ou corte de grama em espaços públicos. No caso de particulares, o proprietário deve solicitar a autorização da Prefeitura, o que garante o manuseio das árvores nos períodos certos e maior segurança ao proprietário.
Para solicitação do serviço, é necessário entrar em contato com a Prefeitura pela Central 156, na praça de atendimento da subprefeitura ou pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/).
As pessoas ou empresas interessadas na realização de podas ou corte de árvores ou plantas devem solicitar autorização oficial à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), que encaminhará técnicos para realização de vistoria e definir qual é o melhor procedimento a ser adotado.
De acordo com o Código de Posturas do município, Lei 069/93, é proibido podar, cortar, derrubar ou sacrificar as árvores da arborização pública sem consentimento expresso da Prefeitura. Agir sem a autorização pode ser considerado crime passível de multa e até detenção.
No primeiro ano após o corte da floresta o solo é muito rico em matéria orgânica. Então, se nada for feito as plantas primárias tomam conta do espaço, sucessivamente outras plantas do banco de sementes nasce, cresce e toma conta formando um dossel, até chegar novamente ao clímax. ... O solo fica pobre.
Por muito tempo, uma fogueira alimentada com lenha era essencial para cozinhar, se aquecer, se proteger contra animais. Depois os humanos descobriram que a madeira era útil em construções. Árvores também são cortadas porque você quer usar o terreno para alguma atividade como criação de gado ou plantação.
A destruição do habitat dos pássaros os obriga a migrar para as cidades e, caso não encontrem árvores para construir ninhos, esses animais acabam morrendo. ... O corte de árvore nas grandes cidades, portanto, pode acelerar consideravelmente o processo de extinção de algumas espécies.
A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, como benefícios ambientais, estéticos, sociais, econômicos, e dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais, proporcionando um conforto ambiental.
Neste sentido, a arborização urbana traz inúmeros benefícios, tais como: ameniza as questões climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas, melhora o ar a ser respirado, protege o solo contra erosão, protege das forças dos ventos, diminui a poluição sonora, absorve a poluição da atmosfera contribuindo ao ...
Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e ainda podem servir de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades, como pássaros, insetos e até macacos.
Resumo: A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ...
A arborização urbana, definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. ... A arborização de vias públicas, objeto deste Guia, refere-se às árvores plantadas linearmente nas calçadas ao longo de ruas e avenidas.
Princípios básicos para o projeto de arborização urbana O projeto de arborização deve, por princípio, respeitar os valores culturais, ambientais e de memória da cidade.