A CAT surgiu em 1991 com a Lei nº 8.
b) CAT Reabertura: afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho, doença profissional ou do trabalho; c) CAT Comunicação de Óbito: falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial.
A emissão da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) é um direito do trabalhador, previsto em lei e regulamentado. O documento é fundamental para o recebimento de benefícios em caso de doenças e acidentes de trabalho.
CAT inicial: a primeira solicitação do profissional quando ocorre um acidente de trabalho ou doença ocupacional; CAT de reabertura: para quando um tratamento contínuo de uma lesão ou doença ocupacional é reiniciado; CAT de óbito: preenchido quando ocorre a morte do colaborador após o preenchimento do CAT inicial.
O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo para incentivar as pessoas a aperfeiçoarem suas habilidades para conquistar um emprego ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas ...
Entre no site: http://previdência.gov.br/;
O único site autorizado a oferecer o cadastro de currículo para o CAT é o maisempregos.mte.gov.br gerido e administrado pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho. O cadastro online no CATe e MTE Mais Empregos é sempre gratuito! Tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Como verificar se a CAT foi registrada Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.
O trabalhador pode consultar se está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do governo pelo site https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/ ou pelo aplicativo para celular Meu CadÚnico.
Como saber se estou no CadÚnico por telefone Para isso, você pode ligar para o número gratuito seja por telefone fixo ou celular. Quando ligar, é só selecionar a opção número 5 e depois seguir as instruções. O atendimento é de segunda a sexta-feira e vai das 7h às 19h.
A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.
Para Obter o Código Familiar, pesquise pelo NIS ou CPF
Como consultar o NIS pela internet Basta ir até a loja do smartphone e procurar por “Meu CadÚnico”, disponível tanto para celulares android, através da Play Store, quanto para quem tem sistema iOS, por meio da App Store.
Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.
Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.
Há outra forma de conseguir o número?
Basta seguir esses passos: