Como lidar com pessoas ignorantes
Em certas regiões do Brasil, “gambito” (ou “cambito”) é sinônimo de pernas finas. A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba – em português, “perna”.
As pílulas que Beth toma em O Gambito da Rainha são um tranquilizante fictício chamado “xanzolam”. Embora as alucinações sejam um possível efeito colateral dessa família de drogas psicoativas, elas são tomadas principalmente como supressores de humor que ajudam a tratar coisas como a ansiedade.
A forma correta é gambito1.
Um velho que se parece muito com o Sr. Shaibel, a primeira pessoa a apresentar a Beth o xadrez no orfanato, a desafia para um jogo. Ela aceita, e o show termina nesta conjuntura, trazendo o arco narrativo de Beth e o crescimento da personagem a um círculo completo.
O Gambito da Rainha se passa nos EUA dos anos 60 e acompanha Beth em alguns torneios internacionais - como na França e na Rússia. Acontece que, naquela época, as mulheres não podiam participar do Campeonato Mundial de Xadrez.
A série se passa nas décadas de 1950 e 1960 e explora cenários como os Estados Unidos, México, França e União Soviética.
The Queen's Gambit (bra: O Gambito da Rainha; prt: Gambito de Dama) é uma minissérie de drama e amadurecimento americana de 2020 baseada no romance homônimo de Walter Tevis, de 1983. A minissérie foi criada para a Netflix por Scott Frank e Allan Scott.
Jogando, majoritariamente, contra adversários do sexo masculino, “O Gambito da Rainha” também sugere uma importante reflexão a respeito do machismo em torneios de xadrez.
O Gambito da Dama é uma abertura de xadrez do grupo das aberturas do peão da dama caracterizada pelos movimentos: d4 d5. c4.
A trama de "O Gambito da Rainha" se passa na década de 1960 e conta a história da jovem enxadrista Elizabeth Harmon - brilhantemente interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy -, uma menina de 9 anos que, após ser abandonada por seu pai biológico e depois perder a mãe em um acidente de carro, foi morar em um orfanato, ...
A Netflix revelou, nesta segunda-feira (23), que O Gambito da Rainha chegou à marca de 62 milhões de contas que assistiram, pelo menos, a dois minutos da série nos primeiros 28 dias de lançamento.