O polietileno, por exemplo, é um polímero resultante da adição sucessiva de várias moléculas de etileno (ou eteno). Esse eteno é resultante principalmente do craqueamento da nafta e do tratamento do gás natural, duas frações derivadas do petróleo.
O plástico polietileno não é tão transparente como o polipropileno, mas é resistente a baixas temperaturas. Portanto, é o tipo de plástico que deve ser utilizado para embalar produtos que serão congelados ou até mesmo gelo. O polietileno é superior ao polipropileno em outro aspecto: é mais facilmente soldado.
O Plástico PP (polipropileno) é tipo de plástico muito claro e transparente. ... Já o Plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto , ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo sr utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
Tipos e características dos plásticos recicláveis
Atualmente, os plásticos são utilizados na fabricação de materiais elétricos, como fios e cabos, materiais eletrônicos, despertadores, geladeiras, embalagens para diversos produtos, bens de consumo (como escovas de dente, canetas, réguas) e, até mesmo, o material que é aplicado nas panelas para evitar que os alimentos ...
A seringa descartável, as embalagens de remédios, as bolsas de soro, as luvas cirúrgicas, próteses, órgãos artificiais, muitos aparelhos dos hospitais e tantos outros materiais são algumas das inovações na área da saúde que só foram possíveis graças à versatilidade do plástico.
- Impermeabilidade: são normalmente insolúveis em água e outros solventes, podendo ser usados em sacolas, guarda-chuvas ou locais que precisam ser protegidos de umidade; - Variabilidade: há muito tipos diferentes de polímeros, podendo ser então usado de diversas formas.
Celuloide / Utilizado para gravação de filmes. Esse plástico inflamável se destacava porque poderia ser confeccionado em longas tiras e pintado com químicos que mudavam conforme a presença da luz. Por isso, a celuloide acabou permitindo a ampla produção e distribuição de filmes da indústria de Hollywood.
Impermeáveis, maleáveis, duráveis e com uma excelente relação custo/benefício, contribuem para o desenvolvimento social, econômico e científico. E protegem o meio ambiente. Proteções de plástico auxiliam na produção, estocagem e distribuição de milhares de toneladas de alimentos. ... São os plásticos salvando vidas.
No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
Estima-se que resíduos de embalagens provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. A produção da embalagem envolve gasto de energia e de matérias primas. Em muitos casos, a fabricação gera subprodutos nocivos e poluição.
Como diminuir a pegada de plásticos descartáveis no cotidiano
No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:
São grandes os problemas gerados pelo lixo que produzimos diariamente em quantidades imensas. Atualmente, costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos quatro Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Reduzir e reutilizar são soluções que acontecem quase paralelamente.
Medidas para diminuir esse impacto ambiental podem ser adotadas, tais como: