O fio central ou neutro está ligado a uma barra de terra, cuja finalidade será analisada mais adiante. Passando pelo relógio, os três fios por onde chega a energia, são ligados a uma "chave geral" que permite ligar e desligar a instalação elétrica de uma residência.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Toda casa tem em sua caixa de força 220V monofásico, ou seja, dois fios com 110V cada. Assim, para montar uma rede elétrica interna para eletrodomésticos, o eletricista deve puxar um fio 110V mais um fio terra. Também, em redes residenciais e de pequenos comércios, é possível montar uma rede bifásica.
A rede monofásica é conectada ao transformador através de dois fios — um que possui tensão (fase) e um neutro. Ela comporta uma tensão elétrica máxima de 110V e até 8.
Mas antes, um rápida explicação:
A rede Bifásica é utilizada somente na zona rural. A ligação entre o local abastecido pela energia elétrica e o transformador é feita com três fios: duas fases e um neutro. ... O fornecimento Trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.