HTML é a sigla para Hyper Text Markup Language, ou seja, linguagem de marcação de hipertexto. Ela é utilizada como marcação para desenvolver páginas e documentos eletrônicos para a internet. Isso significa que ela garante a formatação ideal para sites.
Como funciona O HTML é uma linguagem de marcação. Estas linguagens são constituídas de códigos que delimitam conteúdos específicos, segundo uma sintaxe própria. O HTML tem códigos para criar paginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual o tamanho, cor, espaçamento, e vários outros aspectos do site.
Aqui nós temos:
O Protocolo HTTP HTTP é a sigla de HyperText Transfer Protocol.
“O https é um protocolo de comunicação criptografada, portanto, ao acessar sites https, o visitante automaticamente criptografa sua comunicação com uma chave pública que somente o site detentor da chave privada pode decifrar.
O protocolo HTTP define oito métodos (GET, HEAD, POST, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS e CONNECT) que indicam a ação a ser realizada no recurso especificado. ... Um servidor HTTP deve implementar ao menos os métodos GET e HEAD. Os métodos GET e POST são os que aparecem mais comumente durante o desenvolvimento web.
Referência rápida para APIs
Sem passagem de ID: vai retornar todas as notas (ou as notas mais recentes, isso cabe a regra de negócio da aplicação).
O verbo POST é mais frequentemente utilizado para criar novos recursos. Na criação bem-sucedida, retornar o status HTTP 201.
Se você já criou formulários em HTML, você deve estar familiarizado com dois dos mais importantes verbos HTTP: GET e POST . Mas, existem muitos outros verbos HTTP disponíveis web a fora. Os mais importantes para criar uma API RESTful são GET , POST , PUT , e DELETE .
Para fazer uma requisição HTTP ao servidor usando JavaScript, você precisa de uma instância de uma classe que fornece essa funcionalidade. Este é o lugar onde o XMLHttpRequest entra. Essa classe foi originalmente introduzida no Internet Explorer como um objeto ActiveX chamado XMLHTTP .
A sigla REST, em português, significa “Transferência de Estado Representacional”. ... A utilização da arquitetura REST, portanto, permite a comunicação entre aplicações. Ao abrir o navegador, ele estabelece uma conexão TCP/IP com o servidor de destino e envia uma requisição GET HTTP, com o endereço buscado.
O método GET Esse será o método que você mais irá utilizar, pois ele é utilizado para buscar dados em APIs.
O protocolo HTTP define um conjunto de métodos de requisição responsáveis por indicar a ação a ser executada para um dado recurso. ... Embora esses métodos possam ser descritos como substantivos, eles também são comumente referenciados como HTTP Verbs (Verbos HTTP).