Por outro lado, a síntese de amônia desenvolvida por Haber-Bosch proporcionou a produção em escala mundial de fertilizantes nitrogenados, aumentando a produtividade da agricultura em grande parte do planeta. Atribui-se à síntese da amônia um aumento de 30 a 50% da produção agrícola.
A síntese da amônia estipulada por estes cientistas ficou conhecida como processo Haber-Bosch, e consiste em uma reação entre nitrogênio e hidrogênio para produzir amoníaco.
É neste ponto que se destaca o mérito de Haber, pois, através de seu método, ele descobriu condições economicamente aceitáveis para produzir amônia e conciliar esses dois fatores: pressão de 200 a 600 atm, 450ºC e catalisadores (uma mistura de Fe, K2O e Al2O3).
Resposta. a reação de formação da amônia é endotérmica. o rendimento da reação, a 300 atm, é maior a 600°C.
A amônia pode servir como matéria prima para produção direta de fertilizantes e defensivos agrícolas, assim como os chamados fertilizantes nitrogenados, outra utilização da amônia como matéria prima é na produção de explosivos para mineradoras e semelhantes.
A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em quantidades estequiométricas em elevada temperatura e pressão.
Limpadores de janelas, ceras para polimento de pisos, desinfetantes, detergentes, amaciantes e boa parte dos produtos de limpeza contêm amônia. Ele é o componente principal de muitos produtos, geralmente sob uma forma destilada.