Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. ... Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução.
Podemos afirmar que as plantas terrestres podem ser definidas como sendo aquelas plantas que se desenvolvem em substratos que não estão submersos em substratos, tais como a terra ou as rochas. samambaia....Podemos dar como exemplos de plantas aquáticas:
Todas as plantas terrestres têm outra característica, chamada alternância de gerações. Não vamos entrar em detalhes sobre isso, além de indicar as duas gerações são chamadas a gametófito (produz gametas) eo esporófito (produz esporos) gerações.
As primeiras plantas terrestres eram ancestrais do musgo moderno e se espalharam lentamente pelas rochas. Para sobreviver, extraíram dessas rochas minerais como cálcio, magnésio, fósforo e os submeteram a reações químicas.
500 milhões de anos atrás
Até o surgimento desta estrutura, o único estágio de proteção do embrião era o esporo. E mesmo apesar de os musgos e outras plantas sem sementes continuarem a ter sucesso atualmente apenas com os esporos, as sementes representam a principal novidade evolutiva que contribuiu para novos modos de vida para as plantas.
musgos
As plantas são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta. Essas constituem a base da cadeia alimentar (produtores) de vários ecossistemas, servindo de alimento para os consumidores primários. Elas são, inclusive, parte da alimentação humana, sendo comum na nossa dieta as frutas, legumes e verduras.
As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. ...
Plantas medicinais são espécies vegetais, cultivadas ou não, utilizadas para fins terapêuticos. Após os processos de coleta, estabilização e secagem a planta passa a ser chamada de droga vegetal. Nesse estágio ela pode ser apresentada na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
Planta medicinal é a espécie vegetal. Partes da planta é utilizada para aliviar ou curar enfermidades com base em seu uso na população ou comunidade. Não são submetidas a um processo industrializado de fabricação e controle de qualidade. Normalmente é utilizada no preparo de chás.
As plantas medicinais são consideradas como o principal recurso acessível no tratamento de doenças por muitas pessoas em todo o mundo e ainda a esperança no tratamento de muitas enfermidades.
Botânica Econômica é o estudo das plantas, fungos, algas e bactérias que direta ou indiretamente, positiva ou negativamente afetam o Homem, sua sobrevivência, e a manutenção do ambiente. E é importante pois toda a humanidade desfruta dos benefícios gerados pelas plantas e elas afetam diretamente a vida do ser humano.
Podemos afirmar que as plantas possuem grande importância econômica, uma vez que servem desde alimento, matéria-prima para diversos artefatos do dia-a-dia e também como ornamentação.
As substâncias encontradas nas plantas permitem a cura ou tratamento de doenças e variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal.
As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colhê-la, e como prepará-la. Normalmente são utilizadas na forma de chás e infusões.
A OMS define planta medicinal como sendo "todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos"5.
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura.