Isso, acrescenta, é o que explica porque os beduínos, acostumados a viver sob o escaldante calor do deserto, têm o corpo todo coberto por uma manta preta. "O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. ... O estudo contestou a ideia corrente de que roupas escuras provocam mais calor.
No deserto, onde, durante o dia, o calor é enorme, os habitantes também usam roupas grossas. Paradoxalmente, dessa vez é para proteção contras altas temperaturas. Nesse caso, o objetivo é proteger o corpo do calor que vem do meio ambiente e não impedir que o calor saia do corpo, como ocorre nos dias frios.
Isso rola porque, nos desertos, a baixíssima umidade do ar faz com que ele não retenha o calor que incide durante o dia. Com pouco vapor d'água na atmosfera, quase não há formação de nuvens, que ajudam a evitar oscilações de temperatura.
Bem Estar | Roupas pretas protegem mais contra a radiação solar do que as claras | Globoplay.
Isso ocorre porque o ar dos desertos, com sua baixíssima umidade, não consegue reter o calor recebido durante o dia. Normalmente, o vapor d'água em suspensão na atmosfera funciona como uma espécie de garrafa térmica, acumulando calor para a noite.
Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos. Em alguns deles, a temperatura durante o dia pode atingir os 50°C, mas, durante a noite, pode cair para abaixo de zero. Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
Não é nada fácil. Além do clima altamente seco e da água escassa, as mudanças de temperatura são enormes: de dia, o calor é de rachar, acima dos 40 ºC; de noite, faz frio abaixo de zero. ... Raposas, morcegos, muitas cobras e a maioria dos roedores só saem das tocas à noite, quando a temperatura cai.
No caso da sopa, que contém gorduras e sólidos em suspensão, o calor específico é bem menor do que o da água e, portanto, em condições equivalentes esfriará muito mais rapidamente do que o chá ou o café. ... Um outro ótimo exemplo é o leite integral, que ferve muito mais rapidamente do que a água.
Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.