Ambientalismo: O ambientalismo é uma corrente de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável.
Os ambientalistas são indivíduos, que atuam sozinhos ou em grupos organizados, cujo principal objetivo é proteger e conservar o meio ambiente (flora, fauna, rios, solo, entre outros). Geralmente, os grupos (movimentos) ambientalistas estão organizados e estabelecidos como ONGs (Organizações Não Governamentais).
Sendo assim, observamos que o movimento ambientalista, com grande influência para o Direito Ambiental do Trabalho, na atualidade, pode começar a ser lembrado à partir do final do século passado, principalmente na década de 70.
Portanto, os chamados movimentos ecológicos tiveram início mundial na década de 1960, mas na época as pessoas que tinham interesses particulares em esconder a verdade, procuravam camuflar ou desacreditar essas verdades em relação ao perigo da degradação ambiental. ...
O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a ...
Nesse contexto do fracasso do ambientalismo radical e com o paradigma social dominante em vigência, surge o Ambientalismo renovado, que evidência a modificação dos valores antropocêntricos com a inclusão dos valores biocêntricos, através da perspectiva do desenvolvimento sustentável, afirmando que “as necessidades do ...
Preocupa-se em explicar o comportamento humano através da observação, descartando a análise de aspectos da conduta humana como raciocínio, desejos, fantasias, sentimentos, entre outros. Destaca e valoriza a importância de medir, testar, comparar, experimentar e controlar o comportamento do educando e sua aprendizagem.
O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
De acordo com Gohn, os movimentos sociais educam, pois contestam o Estado e seus aparelhos repressivos e ideológicos. ... É nesse sentido que os movimentos sociais educam, pois educam a partir de como nossa sociedade se organiza, se estrutura, se determina. A educação formal é imprescindível para a construção do sujeito.
O desejo era construir um modelo de educação em sintonia com as particularidades culturais, os direitos sociais e as necessidades próprias à vida dos camponeses. ... Sendo que grandes educadores brasileiros e movimentos sociais apontam-na como uma das melhores alternativas para uma educação do campo de qualidade.
Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário.
É preciso considerar que as informações se tornaram mais rápidas e acessíveis, que os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados que e as novas tecnologias e mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender.
Conquistas do feminismo no Brasil: uma linha do tempo
1789 – Na França, as mulheres passam a atuar na sociedade de forma mais significativa, reivindicando a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos. ...