A avaliação, dessa forma, tem uma função prognóstica, que avalia os conhecimentos prévios dos alunos, considerada a avaliação de entrada, avaliação de input; uma função diagnóstica, do dia-a-dia, a fim de verificar quem absorveu todos os conhecimentos e adquiriu as habilidades previstas nos objetivos estabelecidos.
“O professor precisa ser formado para esse tipo de avaliação, sempre com foco em como o aluno aprende e não somente o que ele aprende. É preciso avaliar não somente o conteúdo, mas as atitudes e habilidades que os alunos estão desenvolvendo, sempre com a colaboração de professores e pais para esse monitoramento.”
As estratégias de avaliação, na sua dimensão formativa e sumativa visam, por um lado, apoiar os alunos no processo de aprendizagem e, por outro lado, verificar se os resultados foram alcançados, de que modo (indicadores) e com que qualidade (critérios); neste campo exemplificam-se técnicas e/ou instrumentos utilizáveis ...
3 Quais instrumentos podem ser utilizados para avaliação de alunos na sala de aula invertida?...
A prova é o instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola. Em algumas escolas todo seu processo avaliativo é centrado em provas, visto que possibilita fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar.