Sobre o curso de Biblioteconomia O curso de Biblioteconomia capacita a organizar, classificar, catalogar e divulgar acervos de bibliotecas, museus, editoras, associações, centros de documentação, entre outros núcleos de preservação de arquivos.
O ensino de Biblioteconomia surgiu a partir do Decreto 8.
Planeja, implementa e gerencia sistemas de informação, como o arquivo digital de um jornal, por exemplo. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes e associações.
R$ 3.
Para trabalhar em uma biblioteca é praticamente obrigatório ter universidade ou ensino superior (a menos que seja um auxiliar). O grau em Biblioteconomia, disponível em algumas universidades públicas no Brasil e algumas universidades privadas, é a principal qualificação para o exercício das funções do bibliotecário.
O curso de biblioteconomia dura no mínimo 3 anos. Durante a graduação, os alunos têm matérias de introdução à economia, contabilidade e até marketing. Se tiverem interesse, depois da facul podem fazer um mestrado e até um doutorado pra dar aulas em cursos técnicos de biblioteconomia e em universidades e faculdades.
O curso de Biblioteconomia EAD
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é a única instituição que oferece o curso de licenciatura em Biblioteconomia.
Para retirar livros e outros materiais de uma das 107 bibliotecas públicas municipais, o cidadão deve fazer inscrição em uma das unidades. É necessário apresentar um documento de identidade (como RG ou carteira de motorista) e um comprovante de residência.
Na BEC você pode se associar e levar livros emprestados por até 15 dias. Traga um retrato 3X4, comprovante de residência e identidade. A BEC e a Música funcionam no prédio do Ministério da Educação, com entrada pela Av.
Política de empréstimos Para tal, é importante ter definidas regras claras cobrindo pontos como: Proibir escrever, grifar, anotar nos livros ou danificá-los de qualquer forma. O limite de exemplares emprestados por vez. Tempo máximo de empréstimo e número máximo de renovações permitidas.
Conjunto de bens pertencentes a algo ou alguém (ex.: o acervo museológico inclui centenas de documentos históricos).