Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária. modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer.
Dentre os principais fatores que devem ser considerados e influenciam a tática de jogo de uma equipe destaca-se a atenção com o adversário (fator preponderante para a preparação esportiva), a condição técnica e características pessoais dos jogadores, o condicionamento físico dos atletas, além de outras variáveis ...
No caso específico do futebol, o ataque é uma invasão ao espaço da equipe adversária. ... Qual ação é considerada um princípio de ataque? Controlar. Equilibrar.
Atacar é mais difícil que defender – pelo menos com eficiência....Divide os princípios de ataque em:
Definição: O ataque consiste em um conjunto de ações ofensivas realizadas por uma das equipes no intuito de chegar à meta do time adversário.
A cada um dos 4 princípios específicos do ataque (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço) correspondem outros tantos da defesa (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração) e vice-versa.
Os Fundamentos técnicos do Handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Handebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.
Os princípios operacionais são relacionados a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, sendo defensivos: (i) anular as situações de finalização, (ii) recuperar a bola, (iii) impedir a progressão do adversário, (iv) proteger a baliza e (v) reduzir o espaço de jogo adversário; e ofensivos: (i) conservar a bola, ...
Princípios operacionais ofensivos: conservar coletivamente a posse da bola; progredir com ela para o campo adversário; finalizar no alvo adversário. Princípios operacionais defensivos: recuperar a posse da bola; impedir a progressão da equipe adversária em direção à sua meta; proteger sua meta.
A posição básica de defesa deve permitir ao jogador estar preparado para várias funções, tais como: deslocar-se rapidamente em várias direções (lateralmente, para frente e para trás); dificultar o drible, o passe ou arremesso; interceptar um passe, bloquear um arremesso; e posicionar-se para o rebote.
De acordo com Oliveira e Graça (1998), relatam que os objetivos da ofensiva são: fazer progredir a bola, invadindo o meio campo defensivo do adversário; finalizar o ataque com lançamentos e concretizar a cesta. que, em muitos aspectos, diferem formalmente daqueles que devem ser observados contra uma defesa por zona.
Foram propostos quatro princípios operacionais de contra-ataque (controle da bola, busca por zonas livres, busca por vantagens numéricas e espaciais, arremesso de zonas favoráveis) e quatro de retorno defensivo (pressão no possuidor da bola, retorno antecipado, proteção de setores mais efetivos, organização do sistema ...
Essa atividade também conhecida por Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP) significa pensar sobre quais delas são necessárias em determinado momento e em determinado esporte.
No Handebol, a lógica do jogo apresenta quatro fases nas quais são constantes as ações dos atletas em oposição e colaboração. São elas: ataque, defesa, transição à defesa e contra-ataque. Desse modo, podemos dizer que equivalem aos aspectos técnico-táticos da Pedagogia do Esporte: a.
4) DEFESA ORGANIZADA: acontece nesta fase a utilização do sistema defensivo, treinado pela equipe.
O sistema ofensivo 3×3 é um dos sistemas do Handebol mais utilizados. Nesse sistema de jogo do Handebol três jogadores vão se posicionar à frente linha de 9 metros (três armadores) e os outros três jogadores vão se posicionar à frente da linha de 6 metros (dois pontas e um pivô).
Os sistemas mais recorrentemente citados na literatura são o 2X2 (com ou sem variação), o 2X1X1, 3X1, 1X3, 4X0, 0X4 e os sistemas em rodízio. O sistema de jogo representa a base de formação da equipe e funciona de modo interdependente com os esquemas e padrões de jogo.