Movimento artístico de caráter anárquico, que surgiu na Suíça em 1916. Principais características: uso de artefatos do cotidiano, retirados contexto, em obras de arte; uso do humor e irreverência; posição contrária ao capitalismo, rompimento com as tradições artísticas.
As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.
Resposta: o Cubismo tem como principal característica o uso de formas da geometria como componente de destaque nas obras. O artista cubista busca a simplificação do mundo em suas pinturas e, para isso, se apropria de cubos, cones, cilindros e outras formas geométricas com linhas retas e simples.
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade; - Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Uso da multiplicação de detalhes e linhas.
Durante o desenvolvimento do Cubismo é possível distinguir três fases, a saber: a fase cézanniana (1907-1909), uma fase analítica (1910-1912) e uma fase sintética (1913-1914).
É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem. Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
Entre os artistas brasileiros mais conhecidos que utilizaram o cubismo em suas peças, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Anita Malfatti ganham posição de destaque....Cubismo no Brasil: principais artistas
O movimento cubista é dividido em duas fases:
A arte cubista foi dividida em duas fases: o cubismo analítico, logo no inicio do movimento, onde as formas geométricas desestruturavam e desmembravam toda a lógica da tela, fazendo com que se analisasse a pintura para entendê-la e a fase do cubismo sintético, onde as figuras geométricas tentavam formar a verdadeira .
O cubismo possui duas fases: - A fase analítica: as cores, nessa fase, eram usadas de forma mais moderna e as formas eram, em geral, geométricas e sem estrutura. ... - A fase sintética: cores fortes, e as formas formavam figuras reconhecíveis. Foi muito utilizada a colagem de letras e pedaços de jornal.
Os artistas cubistas davam destaque as formas geométricas e cores escuras em suas obras. Na literatura, as palavras eram soltas e dispostas em formas. Muitos artistas ganharam destaque de 1907 até 1914. ... Algumas obras do artista são: Les Demoiselles d'Avignon (1907), Banho (1908), Três Mulheres (1908).
Representava paisagens, natureza morta e objetos do cotidiano, como copos e garrafas, de fácil decomposição, além de instrumentos musicais, aludindo à temporalidade da música, relacionada à unidade espaço-temporal que a técnica cubista buscava com a representação de sobreposições de um mesmo objeto em um mesmo tempo.
3. Por que os cubistas multiplicaram as perspectivas em suas obras? ... A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O movimento cubista prezou pela exibição de formas fragmentadas, colocando os elementos da cena em todos os ângulos possíveis, o que dá a ideia de várias dimensões dentro da tela. Dessa forma, há a recusa à representação realista.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. ... O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.
Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. ... O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
Movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX. O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
O movimento surge como uma reacção ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista — a "expressão" — em oposição à mera observação da realidade — a "impressão".
Os elementos mais característicos das obras de arte expressionistas são a cor, o dinamismo e o sentimento. ... O objetivo primordial dos expressionistas era transmitir as suas emoções e sentimentos mais profundos.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.