São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos. PÓ QUÍMICO BC: São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2.
Atualmente, os extintores automotivos que são indicados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) são os da classe ABC. Este apontamento provém da premissa de que este tipo de extintor abrange um leque maior de possíveis incêndios.
Como usar o extintor
Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.
20) São cuidados que devemos ter com os extintores de CO2: a) evitar dirigir o jato diretamente nas chamas para não agitá-las. b) evitar o contato direto do jato com a pele e os olhos. c) evitar utilizá-lo em equipamentos energizados e ter cuidado ao inverter sua posição.
A conferência periódica deve verificar:
Segundo a empresa, os extintores podem despressurizar se movimentados ou armazenados irregularmente, fazendo com que o ar saia pela mangueira e deixe no tubo apenas o pó.
Ao usar o extintor Co2, evite segurar a mangueira do extintor pelo difusor, que é a parte laranja ou vermelha de plastico como a da foto, porque o gás Co2, ao entrar em contato com a atmosfera se torna um gás muito frio, que acaba resfriando muito o difusor, podendo causar queimaduras na mão do operador do extintor.
EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.
1,6 m
Em casa tenha um extintor do tipo ABC porque este pode ser utilizado nos diversos tipos de fogo.