Isso porque eles têm alto teor de fibras e substâncias que não são bem digeridas no estômago e, por isso, acabam sendo fermentadas no intestino.
Novo estudo aponta que outras proteínas do trigo também podem disparar a sensibilidade a certos alimentos. Pão, macarrão e até a cerveja já foram excluídos do cardápio de muitas pessoas por causarem sintomas como dores de cabeça, no abdômen, nas articulações e manchas na pele. O suspeito de causar tudo isso? O glúten.
Os sintomas de intolerância ao trigo são os mesmos que surgem na intolerância ao glúten, que podem ser:
Quando há intolerância, após a ingestão de alimentos com trigo, cevada ou centeio é comum surgirem sintomas como excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre. Além do mal estar abdominal, as células do intestino também ficam danificadas, causando má absorção de vitaminas e minerais.
"O glúten deve ser evitado apenas por quem tem alguma intolerância ou alergia ao glúten. Nas outras pessoas ele não vai causar nenhum sintoma. Muitos problemas imputados ao consumo dessa proteína são causados pelo excesso de carboidrato, porque o glúten é mais comumente encontrado em alimentos ricos em carboidratos.
Alimentos alcalinos para melhorar o processo de desintoxicação
Quando você tira o glúten, diminui o consumo de carboidratos e gorduras --já que ele está mais presente nestes tipos de grupos-- e isso pode ajudar a emagrecer no início". O problema é que a dieta restritiva também pode estimular a compulsão.