Os Três Tipos de Erros
O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais. Diferente do erro sistemático, o erro aleatório não pode ser eliminado nem corrigido, mas geralmente reduzido.
Uma forma de conhecer a amplitude esperada destes erros de medição é a determinação da incerteza, um procedimento estatístico. O erro sistemático é a diferença entre a média de um número considerado suficiente de medições e o resultado verdadeiro esperado.
ERROS GROSSEIROS Causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, identificação de alvo, etc., normalmente relacionados com a desatenção do observador ou uma falha no equipamento.
Vamos entender o que é o Erro de Paralaxe. Segundo o Wikipedia é um erro que ocorre devido a observação errada na escala de graduação, causada por um desvio ótico ocasionado pelo ângulo de visão do observador.
A calibração consiste na comparação entre os valores obtidos no seu instrumento e um instrumento de referência, que também pode ser chamado de padrão.
Calibração é a operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a ...
Veja as principais diferenças entre a calibração e aferição: ... A calibração é um conjunto que apresenta os valores específicos indicados pelo próprio aparelho; Aferição é um equipamento responsável por comparar pesos e medidas, e geralmente é utilizado após a calibração do equipamento.
Na teoria, Calibração e Verificação está enquadrada na área da Metrologia Científica e tem como seu principal órgão regulamentador o INMETRO. Já a Manutenção ou Ajuste está enquadrada na área da Metrologia Legal, tendo como seu principal órgão regulamentador o IPEM de cada região.
Aferir significa medir, conferir, averiguar medidas ou pesos com base em uma padronização oficial. É sinônimo de calibrar ou afinar. ... Por exemplo, aferir o hidrômetro, aparelho que mede o volume de água gasto numa residência, significa ajustar o aparelho para uma correta medição dos valores.
Calibração não é verificação Os dois processos tratam da conformidade do instrumento de medição, e a verificação surge como um complemento de calibrações. Manter seus equipamentos calibrados e verificados periodicamente ajuda a garantir a qualidade do produto final.
Assim, a principal diferença entre ambos está na complexidade do processo. Enquanto a calibração explora vários pontos entre o mínimo e máximo das faixas de indicação, a verificação em geral utiliza 1 ou 3 pontos, entre os limites mínimo e máximo da faixa de indicação, se tornando um processo mais simples.
A principal diferença entre esses dois parâmetros é que o erro de uma medição pode ser corrigido (desde que seja detectado com clareza a falha no processo de medição em questão), já a incerteza de qualquer processo de medição continuará sendo um intervalo de confiança das medidas.
Regulagem também é uma operação corretiva que visa fazer coincidir, na melhor forma possível o valor do mensurando com o indicado pelo sistema de medição; a diferença em relação ao ajuste é o fato de ela ser realizada por usuários comuns.
E5. 5: Em que ocasiões a calibração in loco pode ser vantajosa? R: Quando se suspeitar que existe forte influência de diversos fatores sobre o desempenho do sistema de medição, é recomendável efetuar uma Calibração “In loco”.
Os sistemas de medição sempre precisam ser calibrados com frequência. Equipamentos que medem errado podem acabar induzindo os profissionais ao erro e, consequentemente, resultando em trabalhos de baixa qualidade.
Na calibração direta são aplicadas medidas materializadas sobre o mensurado, cada uma com seu valor verdadeiro convencional que seja necessariamente conhecido. Por exemplo, blocos padrão são utilizados para mensurar o comprimento.
Uma das principais diferenças entre a venda direta e indireta, portanto, está na distribuição. No caso da direta, o produto vai do fabricante para o consumidor, sem intermediação. Na indireta existe um intermediário no ciclo.
Alguns dos tipos de serviços de calibração realizados com mais frequência são:
Os requisitos de rastreabilidade estão ligados às demandas de cliente, legislação e normas que todos os produtos colocados no mercado devem ser adequados à finalidade e não prejudicial à saúde. Com o risco, a rastreabilidade permite que as empresas e autoridades retirem os produtos identificados como inseguros.
A tolerância do processo é um valor que define o padrão pelo qual a capacidade do seu processo é determinada. Ela é definida como um múltiplo de um desvio padrão do processo (sigma). Normalmente, 6*sigma é usado como uma tolerância.
Por exemplo, se um método analítico orienta incubar a placa a uma temperatura de 34 a 36oC, a tolerância é T=1oC. 2. Um instrumento é adequado para monitorar esse processo se apresentar resolução R